Centrais Sindicais fazem ato em defesa da Justiça do Trabalho e são recebidos pela Presidência do TRT8
Na manhã desta terça-feira (16), as Centrais Sindicais União Geral dos Trabalhadores (UGT-PA), Força Sindical e Central Sindical e Popular (CSP – Conlutas), realizaram um ato em frente a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, protestando contra o corte no orçamento da Justiça do Trabalho e a mudança na legislação trabalhista em curso no Congresso Nacional. Durante o ato, uma comissão foi recebida pela Vice-presidente do TRT8, Desembargadora Sulamir Monassa, no exercício da Presidência, a quem entregaram um MANIFESTO escrito.
Fizeram parte da comissão recebida pela Desembargadora, o Presidente da UGT-PA, José Francisco Pereira; o Presidente da Força Sindical, Ivo Borges de Freitas; Coordenador CSP-Conlutas, Adnelson Araújo; Vereador Cleber Rabelo, pelo Sindicato da Construção Civil; Vladmir Viana e Marco Antônio Botelho, do PMN e o Advogado Mauro Rios.
No MANIFESTO, declaram como absurdo o corte de 30% na verba de custeio e 90% na verba de investimento, no orçamento do judiciário trabalhista, e destacam que protestam “porque a Justiça do Trabalho, não havendo outra alternativa, é o último abrigo de milhões de trabalhadores que sofrem com a violência a direitos garantidos por lei, a direitos que lhes são suprimidos, não se admitindo, portanto, qualquer política de contenção de gastos públicos que a leve ao sucateamento”. No MANIFESTO ainda, “convocam a todos, indistintamente, em esforço concentrado, que não meçam esforços em mostrar toda irresignação local diante de tal quadro de penúria orçamentária”.
Veja fotos da reunião e do ato aqui.