CÍRIO 2018 - Campanha do TRT8 de combate ao trabalho infantil entregará milhares de cataventos em 06 das 11 romarias do Círio.

O catavento é o símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil.
O catavento é o símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil.

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região participou da abertura oficial do Círio 2018 na noite dessa terça-feira (09/10) , na Casa de Plácido, em Belém. O Tribunal foi representado pela Desembargadora Zuíla Dutra e pela juíza titular da 2ª VT de Belém, Vanilza Malcher. As coordenadoras da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo ao Aprendizado do TRT8 leram uma mensagem sobre a campanha que ganha a adesão de milhares de voluntários durante todo o período das festividades do Círio de Nazaré. Durante a abertura da festa, voluntários apresentaram o material de divulgação da campanha e o catavento, que foi montado por crianças, adolescentes e jovens nas escolas públicas parceiras do projeto na Região Metropolitana de Belém.

Na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Professor Waldemar Ribeiro, professores e alunos estiveram mobilizados durante toda essa semana para a confecção dos cataventos. A diretora da escola, Rosimery Costa, é uma parceira do TRT8 desde o início da mobilização e uma grande incentivadora da campanha. Ela viveu a triste realidade de trabalhar quando ainda era uma criança, por isso abraçou a causa e tenta conscientizar alunos e professores sobre a necessidade de enfrentar o trabalho infantil. "Quando eu tinha 9 anos e meus pais se separaram eu fui morar em Cametá. Nós eramos 11 filhos e fomos distribuídos para morar com outras famílias. Nessa casa em Cametá eu amassava açaí, lavava roupa e cuidava de outras crianças. Fugi aos 13 anos para procurar a minha família em Belém junto com uma irmã que foi me visitar e viu as condições em que eu vivia.

A diretora conta  que por causa disso a campanha tem um grande valor para ela. "Me identifico muito com a campanha, fomos a primeira escola a aderir a essa iniciativa. Sabemos que a justiça do Trabalho pode fazer muito pelas crianças que vivem nessa condição aqui no Pará."

Quarenta por cento dos alunos que estudam na escola Waldemar Ribeiro são evangélicos, mas isso não foi empecilho para a mobilização de alunos e professores em torno da campanha. Mesmo os que não são católicos vão participar levando para as ruas os cataventos que foram produzidos nas aulas de conscientização sobre o trabalho infantil. No dia do traslado da imagem da santa para Ananindeua, 16 turmas com 30 alunos estarão na calçada do Museu Paraense Emílio Goeldi aguardando para participar da campanha. Um grupo de alunos da escola do Umarizal também fará uma coreografia representando as hélices do catavendo e as mensagens sobre os direitos de crianças e adolescentes.Símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil, o catavento traz em suas hélices cinco direitos das crianças e adolescentes como estudar,desenvolver-se, viver, brincar e sonhar.

No Amapá, as 8 Varas do Trabalho do Fórum Trabalhista de Macapá aderiram a campanha de combate ao trabalho infantil que o TRT8 realiza no Círio 2018. No Pará, a adesão conta com juízes e servidores das Varas do Trabalho da capital de municípios como Ananindeua, Abaetetuba,Parauapebas, Redenção, Xinguara e São Felix do Xingu.

A programação da Campanha é extensa. Começa nesta sexta, 12 de outubro,com saída às 8h, da Basílica Santuário, seguindo até Ananindeua. Durante todo o percurso do traslado, voluntários e parceiros da campanha estarão usando a camiseta da campanha e segurando nas mãos os cataventos. Cem escolas, paróquias, comunidades e instituições parceiras estão envolvidas no movimento encabeçado pela Justiça do Trabalho. Na Romaria Rodoviária, os voluntários também estarão mobilizados ao longo do percurso, que vai de Ananindeua até Icoaraci. Na Trasladação, quando a berlinda com a imagem da santa sai do Colégio Gentil Bittencourt e é levada até a Catedral, o pelotão da Justiça do Trabalho se concentrará em frente ao Clube do Remo, e, formado por magistrados, servidores, jovens estudantes e professores de escolas públicas, voluntários de diversos órgãos, amigos e familiares estarão no início da maior procissão católica do mundo, levando a mensagem de paz e união em torno do combate ao trabalho infantil.

Na grande procissão do Domingo do Círio,14 de outubro, haverá a distribuição de ventarolas no prédio do TRT8 na Presidente Vargas com a Gaspar Viana. Todo esse trabalho será desenvolvido por professores e jovens da Escola Salesiana do Trabalho.  Os voluntários ainda participam da Romaria da Juventude, no dia 20 de outubro, às 16h, prestando uma homenagem à "Jovem Maria" em frente a sede do Tribunal, na Praça Brasil. A participação do TRT8 no Círio 2018 só termina no dia 21 de outubro, às 7h da manhã, na Romaria das Crianças, com a distribuição de adesivos e cataventos. Nesta romaria, a campanha se desenrola em diversas ações realizadas pelos voluntários envolvidos na missão de levar essa mensagem ao maior número de pessoas.

Veja as fotos aqui.