Corregedoria apresenta novo módulo do Hórus para Diretores de Secretaria
Na última quinta-feira (03), a Corregedoria do TRT8, juntamente com a equipe da COGES, fez uma apresentação para os Diretores de Secretaria de Belém e Ananindeua, no Auditório do TRT8, sobre o novo módulo disponível no Sistema Hórus, denominado de Ver-o-Peso.
O novo módulo foi desenvolvido inicialmente como uma ferramenta de gestão para a Corregedoria do TRT8, com o objetivo de fechar uma lacuna que existia no Hórus e, ao mesmo tempo, para dar uma visão sistêmica de todos os fatores que interferem no desempenho.
O Corregedor Regional do TRT8, desembargador Walter Paro, enfatiza que a Corregedoria sempre teve um olhar voltado para a gestão. “No final do ano de 2017 houve o advento do IGEST, que é um índice que a Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho aplica. A primeira preocupação nossa foi entender esse índice, com base em que estava apoiado o IGEST, se são dados que dependem realmente do desempenho da unidade, quais são as variáveis que dependem do gestor e quais são as que não dependem. Sentamos junto com a COGES, que se debruçou e foi além. A Gestão Estratégica do Tribunal trouxe esse módulo que estamos chamando de Ver-o-Peso. Quais são os pesos em que o não lançamento, a não baixa, uma pendência de sentença, uma pendência de processo cuja sentença não foi prolatada, e tantos outros fatores que o IGEST leva em consideração, impactam no índice”.
“A Oitava Região tem um déficit muito grande em seu quadro de pessoal em relação aos outros tribunais. Então, sempre que surge alguma demanda nova dos Conselhos Superiores, a equipe da COGES busca entender ao máximo e tenta traduzir para os destinatários daquelas normas de uma maneira simples. Foi o caso do IGEST. Conseguimos traduzir um conceito altamente abstrato, um número, em algo prático, do dia a dia, para melhorar o desempenho, sem comprometer a qualidade de vida de seus servidores. A Vara pode ir lá e verificar o processo que está impactando o índice “x” e resolver aquela situação, explica o Coordenador de Gestão Estratégica do TRT8, Rodopiano Neto.
Carla Costa Nogueira Santos, Diretora da 3ª VT de Ananindeua, achou interessante a convocação para a verificação dos índices. “Achei muita rápida a resposta que veio da COGES. Em 30 dias eles conseguiram introduzir no Hórus todos os índices e com fácil entendimento sobre como chegar nos resultados. Acho que isso vai auxiliar as varas para manter a Oitava Região nesse bom desempenho alcançado no IGEST”.
“Foi interessante porque vai auxiliar muito as Varas no controle daqueles processos que ficam dando gargalo na tramitação. É bom que demonstra em cada opção o que você tem de fazer: fase de conhecimento, fase de execução, sentença. Mostra realmente os processos que estão impactando nos índices. Só tende a contribuir”, declarou o Diretor da 5ª VT de Belém, Lauro Antonio Quadros Rocha.
O Corregedor Regional, desembargador Walter Paro destacou ainda que “a Corregedoria não incentiva o ranking entre as Varas. Ela entende que o ranking só pode ser realizado quando se tem concorrentes no mesmo grau de desempenho e em condições iguais. Queremos que os nossos servidores trabalhem menos e produzam mais, e isso só será atingido quando a gente fortalecer e desenvolver a nossa cultura de gestão. Paralelo a isso, dando aos servidores as ferramentas necessárias para que eles possam exercer a melhor gestão possível."
Desde a última sexta-feira (04), alinhando-se ao princípio da transparência, o Módulo Ver-o- Peso foi disponibilizado para todos os servidores e já pode ser acessado com a mesma senha do Sistema Hórus.
O IGEST
Criado pela Corregedoria Nacional para avaliar o desempenhos das unidades em relação aos indicadores como celeridade, acervo, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. É calculado com base nos últimos 12 meses anteriores à extração dos dados fornecidos ao E-Gestão e leva em consideração as metas do poder judiciário.
Veja fotos da reunião aqui.