Curso de Capacitação em Libras encerrou com apresentação especial Natal em LIBRAS
O curso de capacitação em Libras terminou na última sexta-feira (14), com uma apresentação do “Natal em LIBRAS” organizada pelos servidores da Justiça do Trabalho que integram o Curso de Língua Brasileiras de Sinais, ofertado por esta Corte.
A Professora e Intérprete Cássia Mendes, ministrou a capacitação para os participantes e fez suas considerações. "Eu sinto muito orgulho de uma instituição se preocupar com essa acessibilidade. Todos nós temos uma deficiência. Precisamos estar preparado para tudo, seja de qualquer forma. A turma é guerreira, parabenizo todos vocês pela garra e antes que se aprenda essa língua, a gente precisa deixar o amor por ela, esse foi meu objetivo e eu conseguir"
Além, da capacitação realizada para magistrados e servidores do TRT8, os participante tiveram a oportunidade de realizar uma apresentação em Libras, com o tema "Natal em LIBRAS". O curso segue o plano anual de capacitação do TRT8, conforme estabelece a Resolução do CSJT nº 218/2018, dispõe sobre o uso da Língua Brasileira de Sinais no âmbito da Justiça do Trabalho.
A servidora "Stephanie Castro da 4ª VT de Parauapebas, participou do curso e destacou a importância da capacitação. "Eu considero muito interessante este curso, é uma iniciativa extremamente importante para o tribunal, um forma de acessibilidade pra esse grupo que participa das demandas trabalhistas, além dos servidores que precisam estar adaptados e preparados para atender essa comunidade e lidar com o processo"
A juíza Substituta da 7ª VT de Belém, Elinay Melo, presidente da Comissão de Acessibilidade do TRT8 destacou o empenho e desenvolvimento dos participantes no curso "É com muita felicidade que encerramos o curso de Libras, este curso é muito importante por ser um de nossas ações realizada pela Comissão de Acessibilidade. Eu sei o quanto foi satisfatório e o quanto se dedicaram a este novo conhecimento. Todos vocês aprenderam a diferença, o trabalho e a inclusão e não se esqueçam de utilizar isso dentro do tribunal e no dia a dia da sociedade. Parabéns", disse.
"Estamos todos felizes por ter concluído este curso. Sentimos a necessidade de contribuir por uma sociedade inclusiva. A gente tem essa responsabilidade maior agora. Queria agradecer a comissão, a presença de cada um de vocês, foi muito produtivo pra todos nós, agradeço a Instrutora Cassia que motivou todos os participantes", concluiu a servidora que integra a Comissão Permanente de Acessibilidade, Luisa Leão.
A capacitação foi realizada de 3 a 14 de dezembro na sala de aula da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho, EJUD e contou com a participação de mais de 30 pessoas, entre elas, magistrados, servidores e terceirizados. Após a apresentação, os participantes se reuniram na EJUD para um coquetel e agradecimentos à instrutora.
Veja as fotos no flick.