Fiquem atentos! O portal do TRT8 vai mudar.
Há quase dez anos o portal do TRT8 passou por uma mudança que utilizou como base uma plataforma colaborativa chamada Joomla!. Com o tempo, a sua atualização foi paralisada e o Portal apresentou necessidades de mudança, de acordo com as novas demandas de comunicação, interação e transparência. Assim, diante dessa necessidade de atualização, a SETIN atuou para que, a partir do próximo dia 9 de abril, o TRT8 tenha um novo Portal, com base em moderna plataforma.
O foco do novo modelo do portal é facilitar o acesso às informações e serviços, com acessibilidade e transparência, trabalhando com o os menus de conteúdo, onde o usuário pode ter acesso mais fácil aos serviços que mais utiliza e às informações mais necessárias. Entre as seções mais acessadas do público interno estão: Bases Jurídicas, Mentorh, Jurisprudência, SCMP, Malote Digital, Agenda Telefônica, Consulta ao DEJT, Documento de Arrecadação de Receitas Federais, PAS, entre outros. Todos essas seções continuam dentro do portal devidamente setorizados e podem ser encontradas mais facilmente. Por exemplo, na aba “Serviços” é possível encontrar o Diário eletrônico da JT, a Guia de Recolhimento, a Central de Serviços, Malote Digital.
A questão da transparência no portal foi trabalhada por uma comissão que foi instituída para adequar todas publicações relativas à transparência no atual portal aos normativos que tratam dessa matéria. Com o novo portal, o TRT8 está completamente alinhado às normas que tangem a transparência. Com esse tema sendo uma prioridade algumas nomenclaturas tiveram que ser ajustadas para se adequar, assim, o que antes era a “Folha de Pagamento”, agora é “Remuneração”.
O novo sistema utilizado no portal é o Drupal, que permite uma facilidade melhor para os usuários internos na hora das postagens dos conteúdos. Como o TRT8 é construído por todos nós, cada unidade terá acesso à sua área no portal para atualizar as informações disponíveis nele, e será responsável pelo conteúdo disponibilizado.
O método de postagem do conteúdo das áreas também ficou mais simples, porque com o Drupal não é mais necessário a formatação da notícia, o que traz agilidade para a equipe na hora da publicação. Os servidores responsáveis pelas publicações de cada unidade já foram designados, e passaram por treinamento para saber como utilizar o novo sistema.
Os servidores que ainda sentirem dificuldade na postagem dos conteúdos podem solicitar um manual de uso para a SETIN, por meio de abertura de chamado na Central de Serviços. Havendo necessidade, novos treinamentos podem ser solicitados.
Fique atento às novidades do portal e entenda como novo Portal do TRT8 foi organizado:
1 - Os menus superiores são de informações como Institucional, Jurisprudência, Legislação, Informes e Unidades.
2 - Na parte superior você terá acesso ao sistema de busca de qualquer conteúdo publicado no Portal.
3- As notícias estão no centro do Portal em destaque.
4 - Na logomarca do Pje você tem acesso aos processos de 1º e 2º grau, comunicados do PJe, indisponibilidades e outros.
5 - O escritório virtual do advogado continua na parte superior direita com nome Advocacia.
6 - O menu da lateral direita são os serviços que o tribunal oferece como por exemplo consulta processual e serviços internos.