Justiça do Trabalho do Pará e Amapá prepara campanha com foco em prevenção de acidentes
O TRT8, por meio do Programa Trabalho Seguro, desenvolve Campanha de interesse público de prevenção de acidentes para o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado dia 27 de julho.
A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e o Brasil é o quarto país com maior índice de acidentes de trabalho no mundo. O campeão é a China, seguida da Índia e Indonésia, de acordo com a OIT. Segundo dados recentes do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo MPT e OIT, a cada quatro horas e meia, uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho.
Divulgação do aplicativo SIMVIDA
A campanha nacional, criada pelo CSJT e TST, divulgará mensagens de conscientização e sensibilização da sociedade. O TRT8 aderiu a campanha nacional, mas desenvolverá ações locais com o objetivo de divulgar o aplicativo SIMVIDA que foi criado para mapear incidentes e situações irregulares através das denúncias feitas por usuários do aplicativo.
Algumas instituições locais já sinalizaram interesse em aderirem a Campanha, como é o caso do CineOlympia, Cine Líbero Luxardo e TV Cultura.
O apoio destas instituições será realizado dentro da grade normal de sua programação, a partir de agosto, com a projeção do vídeo “ O seguro morreu de velho” da Série Direitos Animados do TRT8.
Use o aplicativo e denuncie!
Para usar o SIMVIDA basta baixar o aplicativo em seu celular nas lojas do Google, emhttps://play.google.com, ou da Apple, em https://www.apple.com/br/itunes/. Faça o registro de ocorrência de risco.
O registro é recebido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região que, após análise, o encaminha ao órgão competente para que providencie as ações necessárias e permite realizar o registro no momento ou após a ocorrência do fato, mesmo em locais sem conexão de internet. Você acompanhar o trâmite de seu registro pelo número do protocolo que você recebeu no seu celular.
Segundo a Magistrada Andrea Sampaio, Ouvidora do MPE do Pará, o aplicativo trouxe um retorno muito grande. " Fizemos a divulgação durante nossa itinerância na região do Marajó, no mesmo momento as pessoas queriam baixar o aplicativo e começaram a realizar algumas denúncias. Precisamos manter a divulgação constante do aplicativo."
Todos os registros ficam à disposição para serem acessados pelo Tribunal, pelas instituições parceiras, como SRTE, MPT e MPE. Além dos parceiros atuais, o Ministério Público de Alagoas, já manifesta interesse em usar o aplicativo nas suas ações de fiscalização de crimes ambientais na região do rio São Francisco e a Secretaria de Segurança pública do Amapá em apoiar o aplicativo e reforçar a prevenção dos acidentes no trabalho.
Parceria BIKE NA OBRA
Nos últimos seis anos o Ministério da Previdência registrou quase 32 mil casos de acidente de trabalho na construção civil no Norte do pais, sendo 40% deles (12.623) no estado do Pará. Este resultado coloca o Pará como líder em número de acidentes de trabalho na construção civil.
Pensando nisso, o TRT8 estuda a possibilidade de realizar uma parceria com o projeto "Bike na Obra", uma rede formada por ciclistas que se voluntariam em disseminar a cultura da bicleta de forma segura.
A intenção é apoiar o projeto de maneira que façam a divulgação do aplicativo Simvida, ações educativas de orientação sobre as leis de trânsito e conscientização dos usuário de transporte ativo, disseminando uma cultura da segurança.
O TRT8 também usará todos as suas redes sociais e a fachada do prédio para divulgar mensagens da campanha.
Saiba mais sobre o Aplicativo SIMVIDA
Premio Nacional de Comunicação- Categoria com o Projeto "SIMVIDA"
Em 2015 o TRT8 trouxe o Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça para casa, além de vencer o prêmio da categoria com o projeto do "Aplicativo SimVida", também trouxe com o mesmo projeto o Grande Prêmio. O SimVida surgiu em julho de 2015 dentro do programa Trabalho Seguro, na época sob coordenação do desembargador Walter Paro, atual Corregedor Regional.
O aplicativo tem objetivo de mapear incidentes e situações irregulares através das denúncias feitas por usuários do aplicativo. O SimVida tem parceiros como: Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Ministério Público do Trabalho, Marinha, Aeronáutica, Exército, Polícia Militar, OAB, ATEP, Fiepa, SEASTER, Fundacentro, Embrapa, Faepa, Sindicato dos Bancários, Federação dos Empregados Rurais do Pará, UFPA e Cesupa.
Série Direitos Animados
Além disso, o TRT faz uma campanha de divulgação por meio da projeção do vídeo “ O seguro morreu de velho” da Série Direitos Animados. A animação acontece no Ver o Peso e apresenta informações específicas sobre Segurança no trabalho. O vídeo possui 30 segundos de duração, uma linguagem lúdica e foi vencedor do Prêmio de Comunicação e Justiça do ano de 2018.
Contudo, a Campanha funciona como um alerta para toda a sociedade sobre a quantidade de acidentes e a possibilidade de evitá-los, ou seja, é fortalecer uma cultura de prevenção, invertendo a ideia simples de monetizar os riscos e se preocupar apenas com a ocorrência do dano, pois não há indenização ou adicional que pague o valor de uma vida.
Junte-se a nós nesta campanha!
Fontes: Observatório digital de Saúde e Segurança do Trabalho e TST - Dados Nacionais Trabalho Seguro