Na busca pela redução de gastos, ​TRT8 ​lança a ​c​ampanha ​"​Se Liga: Desliga!​"​

A redução de gastos segue o Ato Conjunto TST - CSJT n.º 10/2018
Arte com um checklist de como economizar.

P​ara ​o atendimento do disposto no Ato Conjunto TST - CSJT n.º 10/2018, que prevê a ​redução de despesas primárias​ dos Tribunais Regionais do Trabalho​, a Presidência do TRT8​ determinou medidas de redução de gastos e cortes em atividades que estavam programadas para serem desenvolvidas. A​s​ medida​s buscam atingir o valor do corte orçamentário ​previsto para o TRT8, na ordem dos dezoito milhões de reais, provocando a necessidade de severos ajustes nas despesas do ano ​corrente ​de 2018 e nas previstas para 2019​.

Com o objetivo de compartilhar as informações com todos que integram a instituição, na última segunda-feira (07) o Diretor-Geral do TRT8, George Pitman, ​apresentou ​no Tribunal Pleno​ os dados detalhados do corte, destacando que essa é uma situação que vem sendo mo​nitorada pela equipe técnica do TRT8 desde 2016, ano em que foi dado início às restrições financeiras, em especial no Justiça do Trabalho. “Hoje, nosso orçamento é todo com base em 2016, por força da Emenda Constitucional nº 95​,​ de 2016, que determinou um corte geral em 20% em custeio e 90% em investimentos. Desta forma ​o orçamento ​passou de 83 milhões para 63 milhões”.

​A EC 95/2016 prevê que na execução orçamentária deste ano, devem-se priorizar investimentos e inversões financeiras, sobretudo as que possibilitem a redução das despesas primárias, uma vez que a proposta orçamentária de cada Tribunal Regional do Trabalho para 2019 será reduzida em 2,5%.​

Diante desta situação, a administração necessitou adotar medidas urgentes para garantir a sua continuidade​,​ como a revisão do plano de aquisição 2018, corte na compra de computadores, revisão em contratos de grande vulto, como de vigilância e limpeza, negociação de recursos para investimentos em bens, difusão de boas práticas e incentivo a economia​, especialmente de energia elétrica, um dos principais itens do custeio, onde a JT foi principalmente atingida, origem da verba de funcionamento do Tribunal​.

Além d​ess​a verba de custeio, o corte atingiu o orçamento de investimento, fazendo que alguns projetos importantes do Tribunal​,​ como as obras da Gaspar Viana e reformas em Macapá tivessem de ser interrompidas enquanto a situação não se normalizar.

Para a desembargadora presidente, Suzy Koury, “a situação orçamentária não é das melhores, desde 2016. Será fundamental que cada servidor colabore neste momento tomando conta de suas estações de trabalho, desligando os computadores, tomando pequenas medidas que contribuam para que economizemos em nossos gastos. Porque precisamos economizar nas despesas continuadas. Tenho a certeza de que juntos vamos conseguir superar as dificuldades e vamos fazer o que sabemos fazer muito bem​,​ que é prestar a jurisdição”, declarou.

Conforme destacou o magistrado Otávio Bruno Ferreira, Presidente da Comissão Socioambiental do TRT da 8ª Região e Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, o ​tribunal já passou por uma situação similar no ano de 2016. "Tivemos que nos adaptar ao corte e a nossa nova realidade,​ e não será diferente. O ponto forte é que ainda temos a opção de escolher como fazer. Quanto mais cortarmos agora, melhor. "

Campanha Se Liga: Desliga!

Originalmente, a Campanha​ "​Se Liga: Desliga!​"​ foi desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina para conscientizar o público interno sobre a redução de gastos com energia elétrica, água e telefone e as peças​ foram liberadas por aquele Regional para que possam ser adaptadas pelo TRT8. A campanha foi vencedora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça em 2017, na categoria de campanha institucional. Com peças divertidas e ao mesmo tempo informativas, traz dicas de como pequenas atitudes contribuem para a redução do consumo.
Ao longo dos próximos meses, a Oitava Região busca a forte colaboração de magistrados, servidores e todo o seu corpo funcional para que as medidas ganhem aderência, sabendo que a contribuição de todos fará a diferença para reverter a situação em um cenário mais favorável.

Como você pode contribuir:

  • Ligue o ar-condicionado somente depois que chegar na sua sala e o desligue trinta minutos antes do final do expediente;
  • Abra as janelas 30 minutos sem ar-condicionado;
  • ​Identifique luzes que possam permanecer desligadas em sua área de trabalho ou nas áreas em comum, como corredores, banheiros e hall de acesso;​ 
  • ​Imprima somente o necessário;​
  • ​Assine os documentos eletronicamente para economizar impressões;
  • Desligue os monitores do computador nas saídas da sala;​
  • Certifique-se de que desligou as torneiras de água;
  • Aproveite a luz natural e abra as cortinas da sala;Apague todas as luzes e verifique se impressoras e ar-condicionado estão desligados ao sair da sala;
  • Desligue os aparelhos que não estiver utilizando das tomadas;​
  • Desligue o computador a partir das 17h.

Você tem sugestões? Então compartilhe para que todos possam colocar em prática!

Envie para trtambiental@trt8.jus.br