Projeto Ecocelpa no TRT8
Nos dias 4 e 5 de julho, todos poderão cadastrar suas unidades consumidoras de energia elétrica e já contabilizar a quantidade dos itens que forem entregues no decorrer da ação, trocando por desconto em suas contas.
Nesse período todo o público interno do TRT8, além de familiares, poderão se cadastrar no programa Ecocelpa, que disponibiliza diversos pontos de entrega dos itens listados, e começar a participar.
Como participar:
1) com a conta de energia em mãos, venha no posto de atendimento no edifício sede nos dias 04 e 05 ou vá a um posto de coleta Ecocelpa. Você vai receber de graça um cartão com seus dados e informações para participar do projeto.
2) Separe Plástico, Papel, Metal, Óleo de Cozinha e Tetra Pak, e leve ao Posto de coleta. De acordo com o preço de mercado e o peso de cada resíduo, o bônus é calculado e creditado na sua conta de energia.
Ao separar materiais recicláveis, lembre-se de realizar a higienização.
3) Guarde os canhotos recebidos no ato da coleta com o detalhamento de cada troca e confira na sua conta de energia o bônus Ecocelpa.
4) A empresa de reciclagem recolhe o resíduo no posto de coleta e leva a triagem e posterios reciclagem na indústria.
Como realizar a higienização dos residuos recicláveis
A higienização é uma limpeza básica, retirando apenas o excesso de restos de alimentos. Ou seja, uma passada de água já é suficiente, até porque esses materiais passam por um processo de lavagem no local de reciclagem.
- Tente retirar o máximo de resíduo sem utilizar água, mas caso não haja opção e você tenha que lavar, faça uso de água reaproveitada, como a da louça, por exemplo;
- Em garrafas plásticas e embalagens longa vida, coloque um pouco de água, chacoalhe e despeje o conteúdo. Isso será suficiente;
- Embalagens de produtos que deixam bastante resíduos como de maionese, manteiga e leite condensado, podem ser colocadas na pia enquanto você lava a louça, reaproveitando assim a água e o sabão utilizados na lavagem dos demais utensílios;
- Embalagens feitas com papel como as caixas de pizza, por exemplo, devem ser separadas. As partes que estiverem limpas devem ser direcionadas à reciclagem, as que estivem sujas não. Lembre-se que guardanapos e papel higiênico, ainda que limpos, não são recicláveis;
- Não é necessário lavar todas as embalagens direcionadas ao descarte. Alguns exemplos delas as embalagens de grãos (arroz, feijão, etc.) e as materiais de limpeza domésticos.
- Reciclagem de óleo de cozinha usado: a melhor opção é realizar a coleta seletiva desse óleo, colocando-o em garrafas PET e destinando-as à reciclagem.
Quem pode participar:
- Os clientes Residenciais, incluindo os do Programa Baixa Renda da Celpa (através da Conta contrato-CC);
- As empresas (Não podem receber o bônus, mas podem doar o desconto para colaboradores internos, outras contas contratos residenciais ou instituições beneficentes)
- Associações beneficentes/sem fins lucrativos
O que você pode levar para coleta:
- Plásticos: garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, de massas, potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares.
- Metais: latas de alimentos, refrigerantes, cervejas, panelas, sucatas de ferro.
- Papel: jornais e revistas, papel comum, livros, papelão.
- Tetra Pack: caixas de leite ou sucos, caixinhas de molhos ou achocolatados.
- Resíduos orgânicos: óleo de cozinha usado (pode ser acondicionado em garrafas pet).
Lembre-se, o material deverá estar limpo e separado por tipo antes de ser entregue.
O que não pode levar: Vidro, fita crepe, papéis sanitários, papéis plastificados, papéis sujos, guardanapos, isopor, embalagem metalizadas (café), baterias, pilhas, óleo lubrificante, embalagens de inseticidas, lixos perigosos (industrial ou hospitalar), lâmpadas, Pneus, tecidos, Tintas, Restos alimentares.
Local: Térreo do Edifício Sede do TRT8, em frente da Ouvidoria.
Horário: 8h30 às 16h30
Saiba mais: https://www.trt8.jus.br/noticias/2018/trt8-e-celpa-realizam-primeira-aca...