Reunião discute estratégias de mobilização para a campanha 2018 de combate ao trabalho infantil

O catavento é símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil
O catavento é símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil

O TRT8 realizou esta semana reunião com instituições parceiras que vão atuar este ano na campanha de combate ao trabalho infantil. O encontro reuniu gestores das unidades da secretaria especial de educação (Seduc), diretores de escolas públicas e representantes da Ordem dos advogados do Brasil (OAB) e do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).

Os participantes conheceram a identidade visual que será usada durante as festividades do Círio deste ano no material promocional da campanha 2018, como cartazes, camisetas, faixas, adesivos, botons e ventarolas. Os parceiros ficaram encantados com a arte da campanha deste ano, que é inspirada nos vídeos da série Direitos animados, vencedora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, recebido no Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). Inspirada no tema oficial do Círio de 2018, que é "Uma jovem chamada Maria", todo o material conterá a frase “Maria, jovem que vive em todos nós, inspira as crianças e os adolescentes a serem agentes de transformação de sua própria realidade!”.

A diretora de Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldemar Ribeiro, Rosemery Castro disse que a meta é mobilizar toda a comunidade escolar, algo em torno de mil pessoas. "Vamos levar o maior número possível de alunos, seus familiares e toda equipe da escola composta por 50 pessoas. Eles têm sempre muito boa vontade de participar, de realmente fazer o diferencial e a gente sabe que pode contar. No momento em que a equipe se organiza consegue mobilizar os pais, os alunos e sempre trabalhamos na perspectiva que aula não é só na sala de aula, mas também fora. E essa atividade social religiosa é muito importante para o paraense, pois possibilita que no dia das crianças elas estejam com seus familiares, o que é precioso demais."

A coordenadora da Comissão de Combate ao trabalho Infantil, juiza Vanilza Malcher, titular da 2ª vara do trabalho, destacou esta fase de construção da campanha do Círio 2018. "Pelo 4o ano consecutivo estamos desenvolvendo a campanha de combate ao trabalho infantil durante a quadra nazarena. É uma campanha que nós realizamos com apoio das escolas públicas com apoio dos nossos parceiros que estão conosco desde o início."

De acordo com a juíza, a reunião foi para traçar estratégias e garantir, mais uma vez, a mobilização dos parceiros da campanha que ganhará as ruas no dia 12 de outubro durante o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para o Município de Ananindeua. "Este ano temos a expectativa de fazer uma campanha mais bonita e muito mais participativa, com a presença de alunos e seus familiares. Vamos aproveitar o feriado do dia 12 de outubro para agregar mais pessoas em torno da campanha. O objetivo é conscientizar a sociedade de que é preciso que nós estimulemos as crianças e os adolescentes a serem agentes de transformação da sua realidade. É essa súplica que faremos durante o Círio 2018."

A campanha também pretende divulgar o catavento, símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil.”Nós vamos esclarecer o seu significado e a partir desse símbolo de luta começar a conversar com nossos meninos e meninas sobre o tema do trabalho infantil”, declarou a juíza Vanilza Malcher.

Djane Correa, especialista em educação que atua na Coordenação de ações educativas da Seduc (CAEC) informou que cada USE contempla de 17 a 20 escolas e que os responsáveis pelas unidades Seduc na escola vieram para a reunião para começar a articular com a comunidade escolar a participação dos voluntários. “Quando as escolas não podem participar das procissões a comunidade se articula e a campanha acontece no entorno da escola mesmo, fazendo com que a temática do trabalho infantil seja discutida pelos alunos."

O lançamento da campanha será no dia 21 de setembro, às 10h, no auditório do TRT8, durante a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao Tribunal.