TRT8 é tema de sustentabilidade em reportagem do TST
Consumir menos matéria prima, água e energia são apenas alguns dos exemplos de ações de sustentabilidade que vêm sendo adotadas pela Justiça do Trabalho. O TST e os Tribunais Regionais do Trabalho de todo país se movimentam para elaborar projetos que contribuem para a redução de despesas e uso consciente de materiais.
A Política de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho foi instituída pelo Ato Conjunto CSJT. TST n.º 24 de 2014 e determina que o CSJT, TST e todos os Tribunais Regionais do Trabalho insiram o tema responsabilidade socioambiental em ações de capacitação e comunicação. O ato ainda visa garantir melhorias da qualidade de vida e práticas internas de trabalho e de relacionamento com a sociedade.
Das ações de sustentabilidade realizadas pelo TRT8, o bicicletário instalado no Edifício Sede do TRT8 em Belém foi o escolhido para ser apresentado no programa Jornada, do TST.
Unindo o compromisso com meio ambiente e a promoção da qualidade de vida, o TRT8 criou foi o primeiro tribunal brasileiro a instalar um bicicletário coberto para uso regular de servidores e terceirizados.
Veja a Reportagem do Programa Jornada mostrando o resultado de algumas das ações desenvolvidas pelos TRTs.
Sobre o Bicicletário
Inaugurado em 2015, o bicicletário do TRT8 foi primeiro instalado em um tribunal brasileiro. Atualmente com 12 vagas, atende a necessidade de servidores e terceirizados que utilizam a bicicleta como meio de transporte diariamente para o Tribunal.
Localização: térreo do último bloco do Fórum Trabalhista de Belém, próximo às vagas de garagem. Também existe vestiário, no subsolo do Tribunal, à disposição de quem optar por vir pedalando e trocar de roupa e até tomar um banho
Programa Jornada
O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras, às 07h, quartas-feiras, às 19h30, quintas-feiras, às 07h e sábados e domingos, às 06h.