TRT8 encerra Treinamento Prático em Gestão de Risco com turma extra
Na última sexta-feira (9), com o objetivo de garantir que o maior número de servidores tivessem acesso aos conhecimentos de Gestão de Riscos, e em razão da necessidade de ajuste de agendas, o Grupo de Apoio criou uma turma extra para ser oferecida aos que não puderam participar nas datas previamente agendadas.
Mantendo a mesma metodologia e dinâmica do curso, os 15 servidores que integraram a turma puderam ter acesso ao treinamento prático de Gestão de Riscos.O servidor Rodopiano Neto, da Coordenadoria Estratégica - COGES, falou sobre alguns conceitos do tema e reforçou o protagonismo do TRT8 na ação. “O TRT8 é o primeiro Tribunal a trabalhar a implementação da Política de Gestão de Riscos”. Na oportunidade, ressaltou a importância do trabalho de envolvimento realizado durante todo o processo de Gestão de Riscos. “O mote da Campanha foi muito bom, quando envolveu a palavra prevenção em suas artes, e o plano de comunicação deste projeto da Gestão de Riscos servirá de modelo para os próximos projetos.”
Em seguida, a turma foi dividia em grupos para a segunda parte do treinamento: preenchimento da Planilha da Matriz FMEA e posterior apresentação aos colegas presentes.
Lúcia Lopes, Secretária da 2ª Turma, representando o seu grupo, apresentou como evento de risco a baixa equivocada de processos e, como causa deste evento, a acumulação de atividades; para tentar diminuir a probabilidade deste risco, o grupo sugeriu a divisão de tarefas entre os servidores.
Milene Castelo, Secretária-Geral da Presidência, apresentou como evento de risco de seu grupo a retenção da informação e, como consequência para o Tribunal, a perda da memória; para diminuí-lo, o grupo sugere que haja treinamento neste sentido.
Patrícia Lopes, servidora lotada no Gabinete da Des. Pastora Leal, apresentou o aumento dos prazos pela autuação errada no 1º grau como evento de risco e, para mitigá-lo, seu grupo sugeriu a disponibilização de um servidor exclusivo no 1º grau para este serviço.
O servidor Antônio Heitor, assistente da Secretaria da 1ª Turma, disse que fez o curso autoinstrucional durante suas férias e o treinamento prático ajudou muito. “Este treinamento prático veio a somar e clarear as dúvidas que tive durante as aulas do curso em EAD. Aliás, achei o curso em EAD muito bom, muito bem feito e fiquei sabendo que foi feito por uma equipe do TRT8, o que me deu mais orgulho!”
O servidor Eduardo Henrique de Lima Braga, servidor lotado no Gabinete do Des. Walter Paro, gostou da ideia do curso e acredita que este conhecimento vem para “aparar as arestas” do Tribunal. “As informações que recebi aqui, irei repassar no gabinete para que todos possam contribuir, informando os riscos. Gostei muito do assunto, eu só tinha tido contato com a campanha de comunicação e confesso que tenho curiosidade para entender como isso será efetivado na prática.”
No último dia de treinamento prático, Ena Duque, titular da Coordenadoria de Governança Institucional (COGIN), fez uma rápida análise sobre o treinamento prático, e acredita que o saldo tenha sido muito positivo. ”Os servidores conseguiram entender os benefícios para eles e para instituição e por que cada unidade precisa fazer a sua gestão de riscos. Eles vivem aquele risco no dia-a-dia deles. Alguns riscos foram recorrentes e definitivamente precisam ser tratados.”
O grupo de apoio já está recebendo os planos de riscos das áreas. A Ouvidoria foi a primeira da área administrativa a enviar e o Gabinete do Des. Elisiário Bentes o primeiro a enviar da área fim. A 3ª Turma acionou o grupo de apoio para acompanhamento no dia do levantamento de riscos e reuniu todos os servidores da turma para o preenchimento da matriz FMEA.
Precisando de ajuda?
Se sua unidade está precisando de ajuda para o preenchimento da Matriz FMEA, procure o Grupo de Apoio.
Email: gestao.riscos@trt8.jus.br
Telefones: 3342-6782/3342-6708/3342-6710
Não perca o prazo de envio da sua unidade
Matriz FMEA preenchida e Plano de Tratamento de Riscos Simplificados devem ser enviados até a data limite:
1 Núcleo Administrativos – 29/08 a 13/09/20161.
2 Núcleo 2º Grau - 31/08 a 15/09/2016
3 Núcleo 1º Grau - 02/09 a 19/09/2016
4 Núcleo Fora da Sede - 05/09 a 20/09/2016
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