TRT8 inicia implantação de Política de Gestão de Riscos
Com foco no aprimoramento da governança institucional, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região deu início, este mês, ao Projeto de implementação de sua Gestão de Riscos. O trabalho está sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Governança Institucional (COGIN), Coordenadoria de Gestão Estratégica (COGES) e Coordenadoria de Auditoria e Controle Interno (COAUD), e envolverá todas as Unidades Administrativas e Judiciárias de 1º e 2º graus, que serão Gestoras de Riscos e de Processos.
Antecederam a implementação da Gestão de Riscos, a elaboração da Política de Gestão de Riscos (Resolução TRT Nº 31/2015) e do Manual de Gestão de Riscos (Portaria PRESI nº 1068/2015). Ambos seguem norma ABNT 31000:2009, principal a tratar do assunto, que inclusive foi tema de recente capacitação aos gestores do Tribunal, justamente com o objetivo de prepará-los para esta implantação.
No processo de implantação da Gestão de Riscos, o primeiro passo é a realização do inventário ou mapa de riscos, de cada unidade do Tribunal. Após, é realizada a análise e priorização dos riscos e, por fim, elaborado o plano de tratamento. A COGIN, COGES e COAUD atuarão de forma colaborativa, auxiliando as Unidades em todas as etapas.
De acordo com a Coordenadora de Governança Institucional, Ena Duque, “o mapa de riscos é necessário para que o gestor conheça os riscos que podem afetar os objetivos de sua Unidade de trabalho, e, de posse deste inventário, o gestor poderá priorizar a gestão dos riscos mais impactantes e monitorar os demais. Com base no inventário de riscos o gestor pode tomar as melhores decisões”.
Conforme dispõe a Política de Gestão de Riscos do TRT8, há um prazo de até dois anos para a execução de um ciclo do processo de gestão de risco, em algumas áreas do Tribunal, como gestão de pessoas, gestão orçamentária, tecnologia da informação, comunicação e aquisições. O projeto-piloto iniciou na Divisão de Obras e Projetos de Engenharia, e também se estenderá ao Gabinete do Desembargador José de Alencar, Secretaria da 1ª Turma e uma Vara do Trabalho de Belém.
Visando disseminar os conhecimentos, um Curso Auto Instrucional sobre o tema está sendo elaborado em conjunto pela Coordenadoria de Governança Institucional (COGIN) e pela Escola de Capacitação dos Servidores (ECAISS), e será disponibilizado na segunda quinzena de julho a todos os servidores do Tribunal.
Veja foto da Comissão, clique aqui.