TRT8 renova Termo de Cessão de Uso do aplicativo SIMVIDA com o MPT
No dia 15 de março o , na antessala da Presidência do TRT8, com a presença da Desembargadora Suzy Elizabeth Koury, do Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, Paulo Isan da Silva Coimbra Junior, do Desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha, Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, o TRT da 8ª Região e o Ministério Público do Trabalho da 8ª Região renovaram o termo de cessão de uso do aplicativo SIMVIDA, do TRT8. Segundo o Procurador Regional do Trabalho, “a ferramenta é fantástica e o MPT gostaria de aprimorar cada vez mais o uso dela em parceria com o TRT8.”
A desembargadora Suzy Koury agradeceu a parceria e lembrou que o MPT foi o primeiro parceiro do projeto e por isso o primeiro a renovar.
Segundo o desembargador Sérgio Rocha, Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, “apesar de quase dois anos do lançamento do SimVida, o aplicativo ainda precisa ser aprimorado como ferramenta de contribuição para fiscalização do Estado e da sociedade perante ao Estado. O aplicativo SimVida foi criado para permitir à população um papel proativo no desenvolvimento de uma cultura de segurança. Quando qualquer um de nós pode, com o uso da câmara de seu celular, e da localização dele, efetuar o registro de uma situação de ameaça ou efetivo acidente de um trabalhador, temos mais condições de atender essa demanda e de contribuir para uma cultura de participação e atuação conjunta em prol da segurança de todos. Baixem o aplicativo em seus celulares e vamos atuar em conjunto", reforçou.
TRT8 já firmou parcerias com o Ministério Público. Ministério Público do Trabalho e com a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego, ampliando o uso e a atuação do aplicativo.
Em maio de 2017, realizou uma apresentação do aplicativo para ampliação da sua efetividade. Estavam presentes para assistir a apresentação das novas funcionalidade do SimVidarepresentantes do Tribunal de Justiça do Pará, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Ministério Público do Trabalho, Marinha, Aeronáutica, Exército, Polícia Militar, OAB, ATEP, Fiepa, SEASTER, Fundacentro, Embrapa, Faepa, Sindicato dos Bancários, Federação dos Empregados Rurais do Pará, UFPA e Cesupa.
O SimVida surgiu em julho de 2015 dentro do programa Trabalho Seguro, na época sob coordenação do desembargador Walter Paro, atual Corregedor Regional. O aplicativo surgiu com o objetivo de mapear incidentes e situações irregulares através das denúncias feitas por usuários do aplicativo. A presidente destacou durante a apresentação que, em uma época de pouco investimento, é necessário que haja um melhor aproveitamento dos recursos públicos e o SimVida deve auxiliar bastante todos os parceiros em potencial.
Vencedor do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça no ano de 2015, nas categorias Inovação e Prêmio Principal, o SimVida, é mais um meio de comunicação da justiça com a sociedade, não como um meio de punição e sim como uma forma de envolver a sociedade na construção de medidas preventivas de segurança e cidadania. O aplicativo SimVida 2.0 está disponível nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente.