Vara do Trabalho de Breves realiza itinerância em municípios do Marajó

As audiências realizadas durante as itinerâncias foram divididas em duas fases
As audiências realizadas durante as itinerâncias foram divididas em duas fases

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por meio da Vara do Trabalho de Breves, realizou na semana de 10 a 14 de setembro de 2018, os atendimentos itinerantes nos municípios da região do Marajó. A itinerância abrangeu as cidades de Bagre, Curralinho, Oeiras do Pará e São Sebastião da Boa Vista. As audiências das reclamações trabalhistas autuadas nestes dias foram realizadas no prédio sede da Vara do Trabalho daquela região.

O objetivo da Itinerância é ampliar o atendimento em municípios socialmente vulneráveis, por isso a itinerância chega a lugares geograficamente mais distantes, atendendo não só a população, que passa a ter a presença física da Justiça do Trabalho na sua cidade, mas também a própria Instituição, evitando que deixem de buscar assistência jurídica integral e gratuita em razão da distância e da falta de condições econômicas para o descolamento até o município de Breves.

As audiências realizadas durante as itinerâncias são divididas em duas fases: a tomada de reclamações trabalhistas e as audiências propriamente ditas. Ampliando seu âmbito de atuação e cumprindo com maior efetividade a missão constitucional, levando o atendimento jurisdicional às cidades que não possuem sedes de Varas do Trabalho e onde é mais difícil o acesso do trabalhador aos instrumentos legais para reivindicar seus direitos.

No relatório, realizado pela Vara Trabalhista de Breves sobre os atendimentos itinerantes, foi destacada a importância do projeto não apenas pela quantidade de audiências realizadas, mas principalmente pelo grande número de pessoas que compareceram ao local em busca de informações sobre os direitos trabalhistas.