Campanha Setembro Amarelo do TRT8 falará da valorização da vida
Pela primeira vez, a campanha Setembro Amarelo do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (TRT8) oferecerá uma programação que se estenderá por todo o mês, com palestras, rodas de conversa, arteterapia, meditação e yoga. Este ano, além de falar sobre a prevenção ao suicídio, a campanha terá como tema a Síndrome de Burnout .
A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
Uma das consequências da Síndrome de Burnout é o estado de depressão profunda, por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas, como ressalta a psicóloga Úrsula Gomes do TRT8. “Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso”.
O nível de stress, cobranças e pressões são fatores de adoecimento mental, e os índices de afastamento no trabalho por causa do sofrimento psíquico são altos, por isso, cada vez mais, empresas públicas e privadas vêm aderindo à Campanha Setembro Amarelo. O movimento é organizado nacionalmente desde 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina ( CFM).
O Setembro Amarelo trabalha com a ideia de que a prevenção é a melhor forma de evitar o suicídio. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida.
Programação
A abertura da campanha do TRT8 será na próxima segunda-feira (09), às 13 horas, no auditório Aloysio Chaves, em Belém, e contará com a participação da presidente do tribunal, desembargadora Pastora Leal e da Coordenadora do Comitê de Atenção Integral à Saúde, Juíza do Trabalho substituta Erika Bechara. A programação começa com a palestra “A saúde mental no trabalho de servidores e magistrados do judiciário”, que será ministrada pelo professor de psicologia da UFPA, Eric Alvarenga, com mediação da Psicóloga do TRT8, Úrsula Gomes.
No decorrer do mês de setembro, o TRT8 estará realizando palestras e diversas ações como aula de yoga, meditação, sessão de cinema, arteterapia e café com prosa, um espaço onde as pessoas poderão se reunir para falar sobre os cuidados com a saúde mental. “A programação foi pensada para enfatizar a importância da valorização da vida, da prevenção ao suicídio e a importância de conhecermos mais o tema, de trazê-lo à tona para que deixe de ser um tabu ou algo desconhecido, e para que possamos enfrentá-lo com informação, conhecimento e vivências” destacou a juíza Erika Bechara.
Os magistrados e servidores interessados poderão participar das atividades fazendo inscrições prévias através do MentorRH, a partir desta quarta-feira (04). As oficinas ocorrerão no turno da tarde, entre às 13 e 15 horas, para que todos possam participar da programação e terão vagas limitadas.
Para a presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal, estender a programação para todo o mês de setembro é uma forma de pensar no bem estar dos magistrados e dos servidores. “A proposta é que todos se sintam acolhidos para falar sobre o assunto. Quebramos tabus com informação, com diálogo, por isso o ambiente do trabalho tem o papel de contribuir para o esclarecimento, a conscientização e principalmente tirar o assunto suicídio da invisibilidade”.
O encerramento do Setembro Amarelo será no dia 27 de setembro com a palestra da psicóloga e psicoterapeuta Karina Fukumitsu, uma estudiosa no comportamento suicida, na prevenção e no acolhimento ao luto por suicídio e será aberta ao público. Os interessados em participar da palestra deverão realizar a inscrição pelo e-mail ecaiss@trt8.jus.br.A campanha tem o apoio do Programa Nacional Trabalho Seguro e da Seção Socioambiental do TRT8.
Serviços:
Palestra abertura: 09/09 às 13h
Palestra encerramento: 27/09 às 10 horas
Atividades e oficinas: De 10/09 a 26/09
Inscrições para magistrados e servidores: MentoRH
Inscrições público externo - Palestra Suicídio, Prevenção e Posvenção: ecaiss@trt8.jus.br
Fontes: ASCOM8 e informações dos sites https://www.setembroamarelo.org.br/ e http://www.saude.gov.br