Coleta Seletiva Solidária chega a Justiça do Trabalho no Amapá

Ação integra programação da II Semana de Reciclagem do TRT8
Arte em fundo amarelo à esquerda mostrando os coletores de material reciclável e no centro escrito Coleta Seletiva Solidária.
— Foto: ASCOM8

A Coleta Seletiva Solidária foi ampliada este ano para a Justiça do Trabalho no Amapá. Até sexta-feira, 17 de maio de 2019, no Fórum Trabalhista de Macapá, magistrados e servidores poderão fazer o descarte dos resíduos sólidos que foram previamente separados na fonte geradora, em casa ou no trabalho. A ação faz parte da II Semana de Reciclagem do TRT8 realizada com o objetivo de conscientizar sobre as práticas sustentáveis que impactam na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

TRT8 Sustentável - O TRT8 tem um histórico de atuação inovadora no campo da sustentabilidade no âmbito da Justiça do Trabalho em todo o país. Foi um dos primeiros Regionais a inserir a responsabilidade socioambiental em seu planejamento, com a criação de uma comissão específica para tratar sobre o tema. Além disso, é a organização pública que possui a edificação com maior área de captação de energia solar do Brasil.

No Regional, a Coletiva Seletiva foi implantada com a distribuição de coletores azuis para o descarte de papel.

A primeira seleção pública de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis para realização da coleta ocorreu em 2007.

Em 2015, um Termo de Cooperação Técnica, celebrado com a Prefeitura de Belém, possibilitou o destino adequado dos resíduos e o controle ambiental do local da destinação final.

O TRT8 é responsável em efetuar a coleta seletiva interna e armazenar em local seguro até que seja coletado pela Cooperativa/Associação. Esse trabalho gera renda para as famílias de catadores cadastrados e impacta no meio ambiente ao reaproveitar os materiais recicláveis.

Coleta Seletiva - É o sistema de recolhimento de materiais recicláveis (reaproveitáveis), tais como papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico, vidros e metais.

Itens que podem ser doados

Plástico: garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, de massas, potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares.

Metal: latas de alimentos, refrigerantes, cervejas, panelas, sucatas de ferro.

Papel: jornais e revistas, papel comum, livros, papelão.

Atenção: O material deverá estar limpo e separado por tipo antes de ser entregue.

Serviço:
Coleta Seletiva Solidária no TRT8 - 17 de maio de 2019, no Fórum Trabalhista de Macapá.