Começam nesta quarta-feira (16/10) as pesquisas de Clima Organizacional e de Satisfação dos Usuários.
A Coordenadoria de Gestão Estratégica do TRT8 realizará, no período de 16 de outubro a 14 de novembro de 2019, o projeto Diagnóstico Institucional 2019. A iniciativa contempla duas pesquisas: a de clima organizacional, que será respondida por magistrados e servidores e uma de satisfação, destinada a ouvir os usuários da Justiça do Trabalho.
As informações irão subsidiar a administração do Regional no aprimoramento das relações entre os que fazem a Justiça do Trabalho no Pará e Amapá, além de oferecer condições de trabalho adequadas que promovam um ambiente de trabalho saudável, assegurando credibilidade nos serviços prestados na oitava região.
Clima Organizacional
O diagnóstico será realizado por meio de formulário on line. Magistrados e servidores poderão acessar o link que será disponibilizado por email e no quadro de avisos do sistema PJe para responder ao questionário eletrônico, sem a necessidade de identificação (participação anônima).
Na pesquisa, serão novamente avaliados os vários aspectos que podem influenciar no clima organizacional, como as instalações físicas, recursos tecnológicos, relacionamento interpessoal, relacionamento com a chefia, saúde e segurança do trabalho, motivação para o trabalho, tempo de dedicação à família, volume de trabalho, qualidade do meio ambiente de trabalho, entre outros quesitos.
Usuários
Em paralelo à pesquisa de clima junto a magistrados e servidores, também será realizada a pesquisa de Satisfação dos Usuários dos serviços do Tribunal. O link do formulário eletrônico será disponibilizado por meio de banner no portal do TRT8 e também no quadro de avisos do sistema PJe.
A servidora Bárbara Barbosa, gerente do projeto Diagnóstico Institucional, explica que “na pesquisa dos usuários, eles podem opinar pelos serviços que querem avaliar, seja das varas do trabalho ou das turmas do tribunal. E, na pesquisa de clima, o importante é a questão da melhoria do ambiente de trabalho e a possibilidade de acolher as opiniões. O interessante é que os participantes podem ver suas opiniões acolhidas, naquilo que eles apontaram como as ações mais necessárias. Isso melhora a satisfação de modo geral” destacou.
A pesquisa engloba aspectos relativos à qualidade dos serviços das Varas e do Tribunal na opinião dos usuários. Um ofício foi enviado para cinco instituições ligadas à Justiça do Trabalho como a OAB, a Amatra e o Sindicato de Trabalhadores do Judiciário.
O coordenador de Gestão Estratégica, Rodopiano Neto, explica que muitas demandas surgem da pesquisa de clima e que diversos resultados são alcançados com base nas últimas pesquisas de satisfação. “Destaco a retomada no ano passado do programa de gestão por competência e a elaboração do projeto teletrabalho estruturado como ações que foram propostas pelos servidores na aplicação da pesquisa e que impactaram na administração, e que, de fato, nós observamos uma melhoria na satisfação”.
Governança
A meta é alcançar um índice de pelo menos 70% em governança de pessoas até 2020. No ano passado, pela primeira vez, o TRT8 alcançou o índice de 75%, que é um referencial que indica um clima organizacional saudável. “O objetivo nosso é tentar se antecipar às demandas, avaliar o que está sendo prestado e evitar os problemas para que a gente possa sempre oferecer um bom serviço”, ressalta Rodopiano Neto.
Depois da pesquisa é elaborado um relatório que vai para apreciação da Presidência. “O corregedor-geral destacou muito a qualidade da gestão do Tribunal, por ocasião da Correição Ordinária. Então fazer essas medições ajuda a corrigir desvios e subsidiar a administração com essas informações para que ela tome as decisões” concluiu.