Comissão de Combate ao Trabalho Infantil realiza Roda de Conversa na Escola de Samba da Matinha

As palestras integram as ações da comissão e contribuem para esclarecer crianças, adolescentes e jovens sobre o trabalho infantil.
carnaval, matinha

A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8 começou esta semana a promover uma programação no Barracão da Escola de Samba da Matinha, em Belém. A Escola de Samba levará, pela primeira vez para a avenida,o tema do trabalho infantil durante o desfile oficial do carnaval de Belém.

As palestras integram as ações da comissão e contribuem para esclarecer crianças, adolescentes e jovens sobre o trabalho infantil.A primeira palestra foi realizada no dia 7 de janeiro com o árbitro de futebol, Delson Freitas, presidente da Associação de Árbitros do Pará e único árbitro FIFA na Região Norte. No dia 8 de janeiro, o encontro reuniu representantes dos clubes de futebol.

A terceira Roda de Conversa ocorreu no dia 9 de janeiro e teve como tema "O Trabalho Infantil e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nos Rios da Amazônia" e contou com a participação da irmã Marie Henriqueta Cavalcante, coordenadora da Comissão Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela falou sobre essa situação de risco a que estão expostas crianças e adolescentes na Amazônia e ressaltou que o problema não é da família, mas sim da falta de políticas públicas para combater o trabalho infantil. Além da palestra foi exibido um vídeo e depois os participantes fizeram perguntas para a convidada.

A desembargadora Zuíla Dutra, uma das coordenadoras da comissão, disse que o evento realizado pela comissão tem o objetivo de sensibilizar e esclarecer a população para essa grave situação vivida pela infância no país.“A medida que vamos aos bairros ajudamos a esclarecer os fatos sobre o trabalho infantil no Pará. A ideia desses encontros é apresentar o tema relativo a cada uma das alas da escola, mostrar as fantasias e explicar o significado de cada uma delas para que cada brincante saiba o que representa', explicou a desembargadora.

Carnaval - Em 2019, a Escola de Samba da Matinha levará para a avenida o tema "No ninho da coruja, a criança e o adolescente têm direito de sonhar", que abordará a dura realidade de trabalhadores infantis e a importância do combate a esse mal. O Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém será no dia 23 de fevereiro. A Escola de Samba da Matinha, primeira do país a abordar o tema, será a oitava a desfilar.

Veja mais fotos no flickr