Escola Pública em Soure modernizou laboratório multimídia após doação do TRT8

Após equipar o laboratório, a escola Cel Alberto Engelhard passou a ser a única escola da Ilha do Marajó a contar com um laboratório de informática.
Na foto: Crianças no laboratórios multimídia da escola, usando os computadores.
— Foto: ASCOM8

Ao todo, 434 alunos da educação infantil e ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental - Cel Alberto Engelhard, em Soure, no Marajó, foram beneficiados através de uma doação realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.

A escola recebeu 35 computadores por meio de doação (desfazimento) de materiais permanentes que não são mais utilizados nas unidades judiciárias e administrativas do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Esse tipo de doação foi regulamentada pela Portaria PRESI nº 797/2018.

A iniciativa partiu da escola que entrou no Portal do TRT8 e acessou a lista de materiais disponíveis para a doação. Depois de enviar um ofício ao Tribunal, começaram os trâmites necessários para a doação. Os itens foram destinados à Secretaria de Educação de Soure e, posteriormente, entregues à Escola Municipal Cel Alberto Engelhard. Além dos 35 computadores, a escola também recebeu uma geladeira, duas impressoras, uma TV, poltronas e cadeiras.

Laboratório de Informática

A diretora da escola, Eliana Lima, afirmou que as doações, em especial, os computadores foram primordiais e contribuíram para o bom funcionamento do laboratório de informática da escola. “Reflete positivamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, haja vista que, nos dias atuais, a informática vem ganhando cada vez mais espaço na vida de todos e, consequentemente, tornando-se de suma importância para o desenvolvimento de competências básicas, bem como um suporte dinâmico e pedagógico de ensino”.

Após equipar o laboratório, a escola Cel Alberto Engelhard passou a ser a única escola da Ilha do Marajó a contar com um laboratório de informática, além de ter um computador em cada sala de aula, o que auxilia os professores não só na hora de preencher o diário de classe on-line, como também na realização das atividades com os estudantes. Além disso, o laboratório de informática da escola passou a atender todos os professores da rede municipal de ensino, além de realizar agendamentos diários para o uso do laboratório por outras escolas.

Responsabilidade Socioambiental

Ao doar materiais que não são mais utilizados nas unidades judiciárias e administrativas, o TRT8 evita que bens se transformem em resíduo sólido e, assim, reduz o impacto socioambiental. O coordenador da Coordenaria de Material e Logística, Herlon Pereira, destacou a importância da reutilização dos bens. “O TRT8 acaba participando de uma grande rede de reaproveitamento de materiais, em que eu não descarto e sim dou outra destinação aproveitando a vida útil do material”.

Doação

Os interessados em receber doação de algum material podem consultar os requisitos necessários para a habilitação e a lista dos bens disponíveis no portal do TRT8.

Veja aqui: https://www.trt8.jus.br/transparencia/desfazimento-de-materiais