Fórum Trabalhista de Ananindeua recebe ações do CEJUSC Itinerante

Audiências de conciliação, feira de produtos sustentáveis e campanha do Círio estão na programação.
Arte: No topo, logomarca do projeto. Á esquerda, "Cejusc Itinerante:conciliar e educar". À direita, data. No centro, programação
— Foto: ASCOM8

A Justiça do Trabalho da Oitava Região realiza, no período de 30 de setembro a 04 de outubro, no Fórum Trabalhista de Ananindeua, mais uma ação do projeto “Cejusc Itinerante: conciliar e educar”. A abertura será na próxima segunda-feira (30), às 8h, quando as quatro Varas do Trabalho do município estarão realizando audiências de conciliação na tentativa de garantir a efetividade da prestação jurisdicional em processos que tramitam naquele município. Aproximadamente 50 processos estão em pauta.

Durante a itinerância, o TRT8 desenvolverá ações de sustentabilidade como a montagem de uma feira em que sete expositores poderão mostrar seus produtos que vão de comidas saudáveis,acessórios sustentáveis,bolsas artesanais e objetos de decoração.

Os expositores que estarão na feira são: Laços Artesanais, Ecobags Artesanais , Bolsas artesanais, Terrários do Círio, Arte com Vidros, Aluah Acessórios e Comidas Saudáveis.

Além da feirinha, a seção socioambiental do TRT8 promoverá a entrega de 10 novos coletores de papel e plástico e adesivos para incentivar a coleta seletiva no Fórum Trabalhista de Ananindeua.

O TRT8 também aproveitará a itinerância para divulgar o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que tem como gestoras  a desembargadora Maria Zuíla Dutra e a Juíza Vanilza Malcher, com ênfase na “Campanha do Círio” e no projeto “A Coruja vai aos bairros”. Haverá um espaço onde estarão expostas as camisetas da campanha que trazem na identidade visual a personagem Maria-menina segurando um livro onde está escrita a palavra Educação, e vestindo um manto contendo dois cataventos coloridos de cinco pontas, símbolo mundial da luta contra o trabalho infantil. Também serão arrecadados livros infanto-juvenis que serão adicionados aos Armários-corujas que já estão percorrendo 25 bairros de Belém e Ananindeua, beneficiando afilhados do projeto e a comunidade em que eles estão inseridos.

Outras ações

No dia 02 de outubro, haverá também uma ação para divulgar o projeto Ecocelpa com a sensibilização dos servidores sobre o projeto que incentiva a coleta de materiais recicláveis em troca de descontos na conta de energia elétrica. Neste dia também será lançado no Fórum de Ananindeua o projeto Livro livre, já desenvolvido no edifício sede. O Livro Livre é um movimento que promove a circulação de livros em locais públicos para fazer com que mais leitores possam ter acesso à leitura.

Conciliar e Educar

A primeira programação do projeto "Cejusc Itinerante: conciliar e educar" foi realizado pelo Cejusc Belém no início de setembro na Escola Judicial do TRT8. O objetivo foi conscientizar servidores, estagiários e estudantes de Direito sobre o papel pacificador que os centros de mediação de conflitos exercem na Justiça do Trabalho no Pará e Amapá. As palestras trataram de temas como os mitos envolvendo o trabalho de crianças e adolescentes, o papel conciliador dos centros de mediação e solução de conflitos e cidadania da Justiça do Trabalho (Cejuscs) e os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelo regional.

Serviço:

Cejusc Itinerante

Data: 30 de setembro a 4 de outubro de 2019

Hora: 8h às 15h

Local: Fórum Trabalhista de Ananindeua (R. Cláudio Saunders -antiga Estrada do Maguari, 677 - Centro, Ananindeua )