Jornalista Nélia Ruffeil assumiu a ASCOM da Justiça do Trabalho no Pará e Amapá
A cerimônia de posse ocorreu na antessala da Presidência do TRT8. A jornalista foi empossada pela Desembargadora Presidente do Tribunal, Pastora do Socorro Teixeira Leal, em vaga decorrente da exoneração de Mauro Mendonça Vieira Neto.
Com mais de 30 anos de atuação na área da Comunicação Social, Nélia Ruffeil trabalhou nos principais veículos de comunicação de massa na Amazônia. Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, Nélia Ruffeil foi âncora do principal telejornal da Globo em Belém, atuou em Afiliadas da Globo também no interior de São Paulo e na Região Serrana do Rio. Há três anos estava dedicada integralmente a Academia lecionando na Faculdade Estácio Pará, onde também coordena a TV Estácio, projeto institucional desenvolvido com estudantes de jornalismo.
Nélia será responsável por comandar uma equipe formada por servidores, estagiários, terceirizados e menores aprendizes. Ela agradeceu pela confiança depositada e disse que será um grande desafio gerenciar a comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região. “A minha experiência é na iniciativa privada, mas acredito que podemos realizar um excelente trabalho promovendo uma grande interação entre os setores administrativos e judiciários”.
Formação
Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal do Pará (UFPA- Núcleo de Meio Ambiente da Amazônia- NUMA) com dissertação apresentada na área de Comunicação e Meio Ambiente. Tem Especialização lato sensu pela FGV (Fundação Getúlio Vargas/ Grupo Ideal) em Gestão de Jornalismo. Graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso (1988), no Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Faculdade Estácio FAP, em Belém.
Experiência
A jornalista acumula experiência de mais de trinta anos em TV (produção, reportagem, edição, grandes coberturas e apresentação de telejornais), Rádio e Assessoria de Comunicação. No serviço público, atuou na gestão da comunicação do Programa de Integração do Trânsito na Região Metropolitana de Belém do Governo do Pará e também na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos durante a Copa do Mundo de 2014, em Fortaleza (Cidade Sede do Mundial) e na implantação do projeto de mobilidade urbana da capital cearense.