Magistradas participaram em Brasília de reunião do Programa de Combate ao Trabalho Infantil

Foram discutidas ações e projetos para o ano de 2019.
Foto geral com os Gestores nacionais e regionais do programa de combate ao trabalho infantil
— Foto: ASCOM8

A Desembargadora do Trabalho Maria Zuíla Dutra e a Juíza do Trabalho Vanilza Malcher, respectivamente, gestoras nacional e regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, participaram, no dia 8 de abril, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, da 1ª Reunião Conjunta dos Gestores Nacionais e Regionais do Programa.

A abertura do evento foi feita pelo Exmo. Presidente do TST e CSJT, ministro João Batista Brito Pereira, que ressaltou a importância do Programa e da atuação de todos os 24 Regionais e promoveu o lançamento oficial do Manual do Programa. Em seguida, passou a coordenação dos trabalhos ao Vice Coordenador da Comissão Nacional, Ministro Breno Medeiros.

Na ocasião, foi destacada a criação de uma frente parlamentar em prol da aprendizagem  e foi solicitada ampla divulgação do documentário sobre o programa de aprendizagem, produzido pela TV TST, em que jovens aprendizes de diferentes cidades do país compartilham suas histórias de vida, ficando também definidas algumas ações conjuntas para o ano 2019, a exemplo da Semana Nacional de Aprendizagem, que será realizada no período de 19 a 23/08/2019. 

No evento, também foram ratificadas a Campanha do Círio 2019 e o evento de Aparecida, como ação oficial do Programa Nacional (TST/CSJT), e discutida a organização dos eventos de 12 de junho (Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil).

A gestora regional do programa no TRT8, Vanilza Malcher, ressaltou que o trabalho realizado no âmbito do Tribunal contribui para prevenir que crianças e adolescentes sejam afastadas dos estudos por causa do trabalho. A inserção de jovens nos programas de aprendizagem cria oportunidades de futuro para essa parcela da população. No ranking nacional da aprendizagem, o Pará aparece em 15º colocado com 8.783 aprendizes admitidos, o que representa 48,24%. Mas esse número pode dobrar com a inclusão de mais empresas no Programa.

Para a Desembargadora Zuíla Dutra, gestora nacional e coordenadora regional, “os números do trabalho infantil no estado do Pará e em todo o Brasil expressam problemas graves que desafiam as afirmações de cidadania e dignidade solenemente inscritas na Constituição Federal, clamando todos os seguimentos da sociedade para uma ação ampla e urgente. Por isso, a Comissão do TRT8 prossegue firme em seu propósito de contribuir com a erradicação do trabalho infantil”.

Para este ano várias ações serão desenvolvidas pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8, entre elas o projeto de leitura “A Coruja vai aos Bairros”, que percorrerá vinte e cinco bairros de Belém e Ananindeua com o objetivo de estimular a leitura de livros infanto-juvenis. As atividades do programa já estão sendo planejadas pelas Coordenadoras, voluntários e padrinhos. “Nacionalmente, temos tido grande prestígio pela qualidade das atividades e pela quantidade das ações e projetos que realizamos na Oitava Região. Sabemos que só é possível fazer isso por causa do apoio dos nossos voluntários, que são a força do nosso trabalho. E para nós é uma alegria ter esse reconhecimento nacional”, disse a Juíza Vanilza Malcher.

VOLUNTÁRIOS

Neste sábado, 13 de abril, será realizada a terceira reunião de voluntários do Programa, deste ano, ocasião em que as magistradas irão repassar informações sobre a reunião de gestores nacionais e regionais realizada em Brasília; apresentar o Programa de Ações para 2019, cuja programação encerra com a palestra "Como falar sobre trabalho infantil", feita pela Desembargadora do Trabalho, Zuíla Dutra.

O encontro será, às 15h, no Espaço da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8 (Anexo II - 1º andar).

Serviço:

Reunião com voluntários e padrinhos

Dia 13/04/2019, às 15h.

Local: Espaço da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8 (Anexo II - 1º andar).

 

Programação 2019:

- MARÇO/2019 - FEVEREIRO/2020

Projeto “Armário Coruja”

"A Coruja vai aos bairros e quer saber: qual é a moral?"

 

- ABRIL A DEZEMBRO/2019

Projeto CINE CLUBE TRT8/UFPA

4 comunidades (exibição de filmes com debates, oficinas e produção de curta-metragens)

 

- ABRIL A OUTUBRO/2019

Projeto "NOS RIOS DO MARAJÓ - NAVEGAR PARA PROTEGER E EMPREENDER."

Parceria com a Comissão do Trabalho Seguro e instituições

 

- 17/MAIO ou 14/JUNHO/2019

SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO INFANTIL

"Educação: Caminho seguro contra a violência e toda forma de exploração".

 

- 18 DE MAIO

Palestra sobre exploração sexual

 

- 12 DE JUNHO/2019 (quarta-feira)

Blitz da Conscientização

 

- 19 a 23 de AGOSTO/ 2019

Semana da Aprendizagem

Projeto "Elo da Solidariedade Empresarial em prol da adolescência"

 

- OUTUBRO / 2019 (11 a 20/10):

Campanha  CÍRIO 2019