Ministro Corregedor visita instalações do Centro de Conciliação, Escola Judicial e conhece programas de políticas afirmativas do TRT8.
O ministro Lelio Bentes Corrêa recebeu, na Sala de Gestão da Presidência do TRT8, a Desembargadora Zuíla Dutra e a Juíza do Trabalho Vanilza Malcher, gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de estímulo à Aprendizagem da Oitava região. Após a conversa, as magistradas o levaram para visitar o espaço da Comissão, que funciona no 1º andar do Bloco 3 do edifício sede do Tribunal, onde são desenvolvidas campanhas, projetos e ações para oportunizar alternativas capazes de contribuir com o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens de 25 bairros da região metropolitana de Belém, que são acompanhados pelo Projeto Padrinho-Cidadão, que vem sendo desenvolvido desde 2016 com a mobilização de uma rede de 67 padrinhos e voluntários, que somam forças na luta contra o trabalho infantil.
O encontro contou com as presenças de padrinhos cidadãos, voluntários, aprendizes e colaboradores. “Esse programa traz para os jovens a visão de um futuro melhor, além do projeto ajudar na aprendizagem, ajuda na independência, autonomia financeira e equilíbrio emocional. É o que os jovens de hoje precisam”, disse a aprendiz Marcelly Silva, de 16 anos.
A mobilização que vem sendo feita pela Comissão do TRT8 em Belém emocionou o Ministro Lelio Bentes Corrêa. “É emocionante ver esse espaço do TRT8 dedicado exclusivamente ao trabalho de mobilização, conscientização e planejamento de ações contra o trabalho infantil. Vejo aqui pessoas comprometidas com a verdadeira solução para esse grave problema que é a educação e o desenvolvimento pleno das potencialidades das nossas crianças e adolescentes”.
A Desembargadora Zuíla Dutra lembrou que o Corregedor Nacional foi o primeiro Coordenador da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Na ocasião, a magistrada entregou ao ministro uma placa em reconhecimento pelo exemplo de luta em favor de crianças e adolescentes e o apoio dispensado à comissão do TRT8. “O ministro Lelio é conhecido internacionalmente na luta contra o trabalho infantil e na luta contra o trabalho escravo a ponto de ter sido eleito uma das cem personalidades do mundo que trabalham em favor da paz. É uma honra tê-lo conosco!”
A Desembargadora agradeceu o apoio dos padrinhos e voluntários, que possibilita a realização de ações em 25 bairros e o acompanhamento de 3.500 crianças, adolescentes e jovens para permitir que elas vivam plenamente essa fase da vida. “Sem os padrinhos e voluntários não conseguiríamos fazer o que temos feito à frente dessa Comissão. Vocês são a grande força e a razão da nossa caminhada”. Zuíla também destacou o protagonismo da Comissão. “Somos o único TRT do país que tem um espaço próprio para registrar essa árdua luta contra o trabalho infantil. Uma luta que nos traz muitas alegrias porque cada vez que nós ajudamos uma criança, um adolescente ou um jovem a reescrever a história da sua vida, nós crescemos enquanto ser humano”.
A presidente do TRT8, Desembargadora Pastora Leal, lembrou sua origem e a época em que exerceu o magistério em escolas públicas e alfabetizou crianças que trabalhavam. “Esse momento aqui é para expressar que esse trabalho que vocês desenvolvem é solidariedade. É alguma coisa que a gente faz para o outro e volta para nós. O beneficiário não é só aquela criança, aquele adolescente, aquela família, é a sociedade toda”.
À tarde, o ministro conheceu as instalações do Cejusc Belém e a atuação do centro de conciliação que tem 18 conciliadores. Acompanhado de dois assessores, do Desembargador Luis Ribeiro e das Juízas Erika Bechara e Roberta Santos, que coordenam o Centro Especializado em Conciliação, o ministro percorreu salas criadas especialmente para os acordos entre as partes e conversou com servidores que foram capacitados para promover a conciliação trabalhista. A agenda do dia ainda teve visita a Escola Judicial do TRT8.