O TRT8 é Ouro no prêmio CNJ de Qualidade 2019
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com jurisdição no Pará e no Amapá, recebeu o Prêmio CNJ de Qualidade na categoria Ouro. Esta é a quarta vez consecutiva que o TRT8 fica entre os tribunais melhor avaliados do país.
A entrega do prêmio ocorreu na noite de ontem (25) durante o XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, no estado de Alagoas.
Além do TRT8, outros sete Tribunais do Trabalho também foram agraciados na categoria Ouro e dez TRTs receberam o prêmio na categoria Prata.
Com a mudança dos critérios de premiação,que tornou mais rigorosa a avaliação dos tribunais, apenas nove tribunais de justiça brasileiros receberam o prêmio na categoria Diamante, entre eles dois tribunais trabalhistas: o TRT11, de Manaus (AM), e o TRT15, de Campinas (SP).
Conquista
A presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal, agradeceu imensamente a todos os magistrados e servidores que fazem a oitava região. "Agradeço a cada um dos magistrados e servidores que atuam na Justiça do Trabalho do Pará e Amapá que, com seu trabalho diário em prol da prestação da justiça, contribuíram para essa conquista".
O Prêmio CNJ de Qualidade teve como base dados relativos aos anos de 2018 e 2019. O coordenador de Gestão Estratégica do TRT8, Rodopiano Neto, ressaltou a importância de mais uma vez o TRT8 ser contemplado na categoria Ouro. "Esse prêmio representa o reconhecimento nacional do TRT8 como um dos melhores tribunais do país, sob a ótica do planejamento, da gestão, da governança, da transparência e da produtividade. Mais do que isso, representa o reconhecimento pelo engajamento de magistrados e servidores para o constante aprimoramento da entrega da prestação jurisdicional no âmbito da 8a Região".
Premiação
O Prêmio CNJ de Qualidade tem o objetivo de estimular os tribunais brasileiros na busca pela excelência na gestão e planejamento; na organização administrativa e judiciária; na sistematização e disseminação das informações e na produtividade, sob a ótica da prestação jurisdicional. O desempenho dos tribunais é avaliado com base em critérios distribuídos em três eixos temáticos: Governança, Produtividade, Transparência e Informação.
Defesa da JT
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, abriu o evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça(CNJ) que reuniu, em Maceió, presidentes dos tribunais, corregedores, membros de associações, representantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário e responsáveis pela área de gestão estratégica e estatística. Na conferência, Toffoli falou sobre os "Avanços do Poder Judiciário e seus novos desafios" e destacou a importância da Justiça do trabalho para o país. "A Justiça do Trabalho é fundamental num país ainda, infelizmente, tão desigual. É fundamental o apoio à Justiça do Trabalho em um momento em que ela é questionada".
Além de debates e reflexões sobre temas relevantes para a Justiça Brasileira, o encontro também aprovou as Metas do Poder Judiciário para 2020 e os macrodesafios do Judiciário para o período 2021-2026.