Projeto "Bike na Obra" é apresentado no Fórum Mundial da Bicicleta
O Projeto "Bike na Obra", uma parceria da Justiça do Trabalho da 8ª Região e a Rede Bike Anjo Belém, foi apresentado no 8º Fórum Mundial da Bicicleta, realizado até o dia 28 de abril em Quito, no Equador.
A ação educativa é fruto de um acordo de cooperação técnica, assinado em novembro de 2018 pelos parceiros, para levar informações sobre direitos e legislação de trânsito para trabalhadores da construção civil, grandes usuários da bicicleta como meio de transporte na cidade e segmento que apresenta o maior índice de incidência de acidentes de trabalho no norte do Brasil.
Murilo Rodrigues, que integra a Rede Bike Anjo Belém e o coletivo Pará Ciclos, participou do evento no Equador e destacou a ação desenvolvida em parceria com o TRT8. "Nós distribuímos o calendário com infográfico contendo os direitos e deveres do uso da bicicleta, enfatizando o nosso direito a cidade, que vem acompanhado de uma campainha que é um item obrigatório com placa refletiva que também vem com a logo do projeto. Com isso, os trabalhadores tem a possibilidade de se encontrar, se reconhecer e ter essa cumplicidade no ambiente urbano".
A adesão da Justiça do Trabalho da 8ª Região ao projeto Bike na Obra ocorreu por meio do Programa Trabalho Seguro, que também disponibiliza o aplicativo SimVida, criado pelo TRT8 para permitir a participação da sociedade na construção de uma cultura de segurança.
Bike na Obra
Nasceu da necessidade de estreitar os laços do movimento bicicletada com os trabalhadores da construção civil, que são a maioria dos ciclistas urbanos, segundo pesquisa do perfil do ciclista 2017, realizada pelo DETRAN do Pará. Em 2014 o projeto foi apresentado no I Encontro Nacional Bike Anjo com a intenção de fazer uma ação educativa. Ficou aguardando até ser selecionado no edital de Fundo Local Bike Anjo, saindo do papel em 2018 e já garantindo a sua apresentação no Bicicultura, no RJ, onde recebeu a menção honrosa no "Prêmio Promovendo a Mobilidade Por Bicicletas", promovida pela organização Transporte Ativo. Bike na Obra vislumbra a realização de ações educativas e de empoderamento ao informar sobre leis de trânsito, o direito à cidade e dicas para pedalar bem.