Projeto ECOCELPA retoma as atividades em 2019

O projeto alia sustentabilidade e economia com o objetivo possibilitar a troca de material reciclável por descontos na conta de energia.
Arte do Projeto Ecocelpa com imagens de embalagens recicláveis
— Foto: ASCOM8

O mês da primavera também é época de conscientização ambiental na Justiça do Trabalho, em Belém. Na Oitava Região, as ações socioambientais ganham força com a retomada do projeto ECOCELPA, parceria entre a Concessionária de Energia Elétrica do Pará (CELPA) e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), que incentiva a coleta seletiva no ambiente de trabalho. 

As atividades do projeto serão retomadas este mês com a coleta de material reciclável nas dependências do Tribunal. Para dar prosseguimento a ação ambiental, as duas instituições iniciaram, no mês passado, as tratativas para formalizar um Termo de Cooperação.

Em 2019, a ação ambiental integrará a II Semana de Reciclagem do TRT8, onde será possível trocar material reciclável e obter descontos na conta de energia elétrica. No Dia do Descarte, que ocorrerá no dia 17 de maio,  funcionarão o posto móvel de cadastramento e o posto de coleta de material dentro do Regional.

Realizado desde 2018 na Justiça do Trabalho no Pará, o ECOCELPA foi responsável pela coleta de mais de trezentos quilos (344,56 Kg) de resíduos que foram reaproveitados pela indústria de reciclagem como papel, plástico, metal e óleo de cozinha.

Os magistrados e servidores interessados em participar do projeto devem trazer uma conta de energia elétrica e apresentar no posto de atendimento no Dia do Descarte. No momento em que se cadastram, os colaboradores recebem um cartão com seus dados e informações sobre o projeto e já podem participar. Basta, estão, separar os resíduos e levar até o Posto de Coleta. O bônus é calculado e creditado na conta de luz de acordo com o peso de cada resíduo e o preço de mercado.

Parceria - O projeto, coordenado pela Seção Socioambiental do TRT8, é realizado por iniciativa da Presidência do TRT8 e tem parceria com a Celpa, que dá descontos na conta de luz para quem se cadastrar e se tornar um doador de material reciclável. O posto de cadastramento do projeto funciona no edifício sede do tribunal e a cada ação é montado, no estacionamento do Regional, um ponto de descarte de resíduos, separado por itens que podem ser doados e, posteriormente, encaminhados 
para as fábricas que fazem a reciclagem. Os itens que são aceitos no descarte são papel, plástico, metal e resíduos orgânicos.

Ecocelpa - O projeto alia sustentabilidade e economia com o objetivo possibilitar a troca de material reciclável por descontos na conta de energia, incentivando a coleta seletiva. Em Belém, existem dez pontos fixos e cinco volantes em diversos bairros. As ações do projeto também são realizadas nos municípios de Santarém, Marabá e Altamira.

Serviço:

Projeto ECOCELPA na II Semana de Reciclagem do TRT8

Dia do Descarte: 17 de maio de 2018

Hora: 8 às 12h

Local: Edifício Sede do TRT8 (Tv. D. Pedro I, nº 746)