Projeto Ninho da Coruja sem trabalho infantil divulga agenda de ações da semana.
Esta semana o Projeto "Ninho da Coruja sem Trabalho Infantil", realizado pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8, volta ao barracão da Escola de Samba da Matinha para levar informações sobre as consequências negativas do trabalho infantil para crianças e adolescentes em idade escolar.
As Rodas de Conversa serão realizadas nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2019 com a participação de representantes de instituições públicas e privadas como a presidente da Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA), da reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA) e do Juiz de Direito Claudio Rendeiro.
A desembargadora Zuíla Dutra, uma das coordenadoras da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8, explica que as Rodas de Conversa foram pensadas para apresentar cada um dos temas que serão mostrados nas alas da Escola de Samba da Matinha, que este ano levará para o Desfile Oficial do Carnaval de Belém o tema do trabalho infantil. Na pesquisa realizada pela Comissão em 2015 e divulgada em 2017, foram identificadas as principais formas de trabalho infantil no Pará. "Identificamos que em Belém a principal atividade é o trabalho infantil doméstico e também que mais de 25% dos alunos de escolas públicas são trabalhadores infantis", afirma a desembargadora.
A cada dia do evento no Barracão da Escola será apresentado um tema que a escola abordará na avenida. A primeira conversa será com Betania Fidaldo, reitora da Unama. Com o tema "Na Educação, o sol deveria brilhar para todos", a reitora abordará a importância da escola para o desenvolvimento das habilidades de crianças e adolescentes.
Na segunda conversa da semana, a representante da Funpapa abordará o enfrentamento do trabalho infantil nos semáforos de Belém mostrando como a Prefeitura de Belém tem realizado ações para combater o número de trabalhadores infantis nas ruas do município.
A terceira Roda de Conversa será com o Juiz de Direito, Claudio Rendeiro , que levará seu personagem humorístico Epaminondas Gustavo, muito conhecido da população, para falar sobre as razões que as crianças têm para sorrir.
A programação será realizada no Barracão da Escola de Samba Samba da Matinha sempre às 18h. O público-alvo é a comunidade do bairro de Fátima e pessoas que tenham interesse nos temas debatidos.
Ninho da Coruja - O Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém terá, pela primeira vez, uma escola abordando o tema do trabalho infantil no carnaval de rua do município. O samba enredo "No ninho da coruja, a criança e o adolescente têm direito de sonhar" foi escrito pela juíza Vanilza Malcher, titular da 2ª Vara do Trabalho de Belém e Gestora Regional da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8. A Escola de Samba da Matinha, primeira do país a abordar o tema, será a oitava a desfilar no dia 23 de fevereiro, data do desfile oficial.
Rodas de Conversa - Projeto Ninho da Coruja
Local: Barracão da Escola de Samba Samba da Matinha
Público-alvo: Comunidade do bairro de Fátima e quem mais tiver interesse nos temas.
Horário: sempre às 18h.
Programação
- Dia 14/01 (segunda-feira) - Roda de Conversa com Betânia Fidalgo, Reitora da UNAMA
Tema: "Na Educação, o sol deveria brilhar para todos."
- Dia 15/01 (terça-feira) - Roda de Conversa com Adriana Azevedo, Presidente da FUNPAPA.
Tema: "FUNPAPA e o enfrentamento do trabalho infantil nos Semáforos de Belém"
- 16/01 (quarta-feira) - Roda de Conversa com Cláudio Rendeiro, Juiz de Direito, e Epaminondas Gustavo, seu personagem humorístico.
Tema: " Evolução comunitária e sorrisos a brilhar"