Servidores do TCM conhecem política de sustentabilidade do TRT8
Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/PA) fizeram uma visita institucional ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região na manhã desta quinta-feira(21). Eles vieram conhecer as ações desenvolvidas pela Seção Socioambiental do TRT8 . O grupo foi recebido pelo servidor Danilo Barbosa, chefe da Seção Socioambiental, e percorreu as unidades administrativas e judiciárias do tribunal.
A primeira parada foi na Ascom do TRT8, unidade responsável pela criação, pela identidade visual e pela divulgação das campanhas de sustentabilidade existentes na instituição. Os três servidores do TCM/PA conheceram o Edifício Sede e as instalações do novo Fórum Trabalhista de Belém, obra que abriga as 19 Varas do Trabalho da capital e que seguiu todos os critérios de sustentabilidade exigidos durante a sua construção.
Na visita, eles também conheceram as ações, programas e projetos de sustentabilidade desenvolvidos na Oitava Região como a coleta seletiva solidária, o bicicletário e o programa de logística reversa.
Diálogo
A assessora da Diretoria Jurídica do TCM, Manoella Nascimento, integrante da Comissão Técnica do TCM Sustentável, disse que o diálogo entre as instituições públicas fortalece a implementação de uma agenda socioambiental tanto para os servidores quanto para a sociedade. "A disponibilidade do TRT8 em receber e dividir suas experiências na seara da sustentabilidade com o TCM/PA demonstra uma responsabilidade do órgão com a progressiva expansão das práticas sustentáveis na Administração Pública. Esperamos que esta seja apenas o início de uma proveitosa parceria".
O final da vista foi no gabinete da juíza do trabalho Roberta Santos, presidente da Comissão Permanente de Gestão Ambiental da Justiça do Trabalho. A juíza explicou como se dá a atuação de magistrados, servidores e terceirizados na implantação das ações, programas e projetos no âmbito da Oitava região.
De acordo com a juíza, despertar o interesse de outras instituições pela política de sustentabilidade implantada na Justiça do Trabalho é uma forma de reconhecimento do que está sendo feito. "Essa rede de informação mostra que o nosso trabalho vem sendo reconhecido, que o nosso trabalho hoje é referência em sustentabilidade para outros tribunais e outros órgãos. É muito gratificante ver que a cultura da responsabilidade social hoje é um fato tanto no Judiciário quanto na administração pública de uma forma geral. Nós ficamos muito felizes com a visita, com o interesse do TCM pela implantação desse tipo de iniciativa e esperamos que essa parceria seja muito profícua".
Veja as fotos no Flickr.