Sessenta crianças e jovens participam do concurso Super Professor

Os três primeiros colocados serão premiados em duas categorias: criança e adolescente.
Na foto: os alunos participantes do concurso fazendo seus desenhos.
— Foto: ASCOM8

Foi uma manhã especial para as crianças e adolescentes inscritas no concurso de desenho “Super Professor”, promovido pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem em parceria com a Comissão do Trabalho Seguro, ambas do TRT8. Os estudantes receberam uma folha em branco e lápis de cor e puderam traduzir, em desenhos, como veem os seus professores. Essa foi a fase de produção cultural do concurso, quando os inscritos puderam desenhar os seus professores nas mais variadas possibilidades de atuação na escola e na condição de super-herói. O concurso foi desenvolvido em etapas com alunos de nove escolas públicas estaduais.

A cerimônia de abertura do evento foi realizada na última sexta-feira (22), no auditório da EJUD8, e contou com a presença das gestores do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, desembargadora Zuíla Dutra e juíza Vanilza Malcher, e do gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Walter Paro.

Durante a abertura, a juíza Vanilza Malcher falou sobre a importância da educação como instrumento de transformação. “Nós acreditamos que apenas através da educação é possível transformar a realidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e o projeto “Super Professor” tem esse enfoque na medida em que vamos descobrir muitos talentos”. A gestora complementou ainda que a ideia é estimular o aluno a desenvolver a criatividade. “O Super Professor é um projeto de desenho em que o aluno vai ter que retratar a figura daquele professor que ele admira, que seja referência para ele, no qual ele se espelha e o vê como super-herói”.

Super Professor

Idealizado por um casal de padrinhos-cidadãos, o projeto “Super Professor” surge em um momento em que professores enfrentam a violência e o desrespeito, inclusive por parte de alunos, que estão perdendo a referência nesse profissional. O projeto foi lançado oficialmente no dia do professor, 15 de outubro de 2019, no espaço da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

Para Fábio Menezes, um dos idealizadores do projeto e padrinho-cidadão há três anos, o “Super Professor” surgiu da inspiração de filmes da Marvel, que buscou associar a figura do professor à de um super-herói. Para ele, é muito gratificante ver a realização desse projeto. “Está sendo muito gratificante ver esse projeto que tem uma dimensão muito grande e pode trazer a integração professor-aluno. A instituição de ensino hoje é uma segunda casa e o professor é um representante onde eles têm inspiração”, conta.

A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso, Flora Scantlebury, acredita que a importância desse projeto está não apenas na valorização do professor, mas também no fato de observar que, através do desenho, é possível descobrir diversos talentos. “A gente pode observar que nós temos alunos que realmente são artistas e, às vezes, a gente não percebe dentro da própria sala de aula. Isso aqui é uma grande oportunidade para eles mostrarem o que sabem e gostam de fazer”, afirma.

Resultado

Os desenhos serão entregues a um corpo de jurados composto por cinco pessoas e o resultado do concurso será no dia 4 de dezembro, às 14 horas, no auditório da EJUD. Os três primeiros colocados serão premiados em duas categorias: criança e adolescente.

 

Serviço:

Concurdo de Desenho do Projeto Super Professor
Resultado e cerimônia de entrega da premiação: 04 de dezembro
Horário: 14h
Local: EJUD8