TRT8 apresenta boa prática de gestão de pessoas em evento nacional
A experiência do Teletrabalho Estruturado implantado no Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região foi apresentada durante o II Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário,realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos dias 13 e 14deste mês, em Brasília.
A iniciativa foi uma das selecionadas para apresentação enquanto Prática de Sucesso, dentre mais de 150 práticas encaminhadas por diversos Tribunais do país.
A Diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Helaine Carvalho, e a Psicólogae membro da Comissão de Gestão do Teletrabalho do TRT8, Úrsula Gomes, participaram do evento, sendo a prática apresentada no primeiro dia do encontro, que também abordou a temática do teletrabalho em outras apresentações.
Segundo dados da Comissão, com os últimos concursos públicos realizadospela Justiça do Trabalho houve a renovação de aproximadamente 35% do quadro de servidores no Regional, que abrange os estados do Pará eAmapá. Uma das mudanças mais expressivas foi no perfil da força de trabalho na Oitava Região com o ingresso predominante de servidores jovens e naturais de outros estados da federação. O novo cenário trouxe desafios à gestão de pessoas, tendo o teletrabalho se revelado uma alternativa importante no que se refere à retenção de servidores.
Atualmente, aproximadamente 130 servidores atuam nesse regime, o que representa um percentual de aproximadamente 10% do quadro total de servidores.
Teletrabalho no TRT8
O Teletrabalho Estruturado foi implantado no TRT8 em 2018, com eventos realizados em Macapá, Belém, Ananindeua e Parauapebas. O projeto foi idealizado pela Coordenadoria de Gestão Estratégica (COGES) em conjunto com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGEP), e levou em consideração uma tendência pela expansão do Teletrabalho na administração pública, assim como os resultados das Pesquisas de Clima Organizacional e do Programa de Combate ao Stress realizado em 2017.
Além de figurar como uma importante demanda dos servidores, a iniciativa está previstano Plano de Contribuição de Gestão de Pessoas do TRT8 e faz parte do alinhamento estratégico da instituição. Nesse sentido, o TRT8 pactuou como meta alcançar um percentual de 20% do quadro de servidores atuando em regime de teletrabalho até o final de 2020.
Do ponto de vista legal, três resoluções normatizam o regime. São elas: do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 227/2016, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) nº151/2015, e do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) nº 34/2018, de 19 de julho de 2018,que revogou a resolução então vigente (nº 77/2016).
Comissão
A Comissão de Gestão do Teletrabalho é responsável pelo acompanhamento emonitoramento desse regime de trabalho no âmbito do Regional. A Comissão é formada pelo Juiz do Trabalho, Deodoro Tavares (Presidente da Comissão); pela psicóloga Úrsula Gomes; pela Assistente da Segep e Secretária da Comissão Maria Helena Guerra; pelo diretor da 5ª Vara do Trabalho de Belém, Celso Tomaz, e por Antônio Mota, representante do Sindicato.
Além da atividade de acompanhamento, a Comissão busca fornecer apoio e orientação,favorecendo a utilização adequada do teletrabalho e zelando pela observação das normas relativas ao regime. Dentre suas atribuições, a Comissão analisa os resultados apresentados pelas unidades que possuem servidores em teletrabalho, se manifesta em relação aos pedidos de renovação e apresenta relatórios anuais à Presidência.
Relatório
Em fevereiro de 2019, a Comissão de Gestão do Teletrabalho encaminhou o primeiro relatório sobre a experiência do Teletrabalho no âmbito do TRT8. O documento detalha o histórico das ações promovidas em 2018, os principais resultados obtidos e apresenta recomendações para o aperfeiçoamento da dinâmica do regime.
Consulte o Relatório aqui.
Consulte a Prática Teletrabalho Estruturado, disponibilizada no caderno de práticas do II Encontro
Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário aqui.
Serviço:
Seção de Direitos e Deveres da COAPP (instrução processual):
91-3342-6736
coapp.direitos@trt8.jus.br
Comissão de Gestão do Teletrabalho:
91-3342-6717
comissao.teletrabalho@trt8.jus.br
E-mail dos servidores em teletrabalho para troca de informações: