TRT8 expõe ações e projetos sustentáveis durante evento em Macapá

O evento foi promovido pelo sistema e Organização das Cooperativas do Estado do Amapá (OCB/AP) e teve como tema "Amazônia pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável" (ODS) .
Equipe do Fórum de Macapá
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região participou de uma ação de sustentabilidade ,no último final de semana (12/10), no Complexo do Araxá, uma área de lazer na orla de Macapá, estado do Amapá.

Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável(ODS) devem ser implementados por todos os países do mundo  até 2030. São esses objetivos que deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional . Essas propostas foram concluídas em  2015 por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. A Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODS )e 169 metas de desenvolvimento sustentável.

Boas Práticas

A Justiça do Trabalho, que atua na promoção do trabalho seguro  nos estados do Pará e do Amapá, levou para o evento as atividades, ações, campanhas e casos de sucesso desenvolvidos no âmbito do Tribunal. O trabalho realizado pelo TRT8 integrou a exposição no estande do Objetivo 08 (do ODS), que trata da promoção do crescimento econômico, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, onde foram divulgadas as ações da Justiça do Trabalho no Amapá, no horário de 15h às 19h.

Fórum de Macapá

O juiz Jônatas dos Santos Andrade, diretor do Fórum Trabalhista de Macapá, representou a Justiça do Trabalho no evento e destacou a sustentabilidade do prédio do TRT8 no Amapá. “Nossa participação envolve nossa contribuição enquanto jurisdição para o ODS 8, trabalho decente, bem como a vocação de sustentabilidade do nosso Fórum de Macapá, equipamento público que, de forma inédita, detém capacidade de captação de energia solar, captação de águas pluviais e de refrigeração, bem como coleta reciclável”.

Sistema OCB-AP

Durante o evento, o Sistema OCB distribuiu 1.500 brinquedos para crianças pobres do entorno do complexo; disponibilizou lanches; grupos de animação; montagem de estandes no entorno da Concha Acústica; confecção de Kit do voluntário e expositores dos estandes. Os Kits continham camisa, Boné, Pulseira, Lápis com Semente.

O sistema e Organização das Cooperativas do Estado do Amapá (OCB/AP), formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amapá (OCB/AP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/AP), é o sistema de representação político institucional e de formação profissional das cooperativas no Amapá, e responsável pelo registro das cooperativas, conforme Lei 5.764/1971.

O Sistema OCB foi criado em 1988 e atua na promoção social ,celebrando e promovendo a responsabilidade social das cooperativas nas comunidades onde estão inseridas em todo território nacional.

Veja fotos aqui.