TRT8 realiza abertura do Ano Judiciário 2019

O evento aconteceu na manhã desta segunda (4) e marcou a solenidade de Abertura do Ano Judiciário 2019 e o início do Ano Letivo da Escola Judicial do TRT8.
na foto, composição da mesa de abertura do evento.
Diretor da EJUD, desembargador Luis Ribeiro; procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Cíntia Leão; desembargadora presidente do TRT8, Pastora Leal; corregedora regional, Graziela Leite Colares; advogado Antonio Cândido, representando a OAB/PA.— Foto: Silvanne Neves - ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (TRT8) realizou, na manhã desta segunda (4), a sessão solene de Abertura do Ano Judiciário 2019 e o início do Ano Letivo da Escola Judicial (EJUD).

A cerimônia iniciou com a composição da mesa formada pela presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal; pela corregedora regional, Graziela Leite Colares; pelo Diretor da EJUD, desembargador Luis Ribeiro; pela procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Cíntia Leão, e pelo advogado Antonio Cândido, representando a OAB/PA.

A presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal, disse que completou um mês de exercício no cargo de presidente do Tribunal, reiterou os compromissões que assumiu e lembrou que sua gestão está pautada pelo diálogo e pela transparência.

Na oportunidade, Pastora Leal convocou a todos  para trabalhar em prol da gestão pelos próximos dois anos. "Conclamo todos a formarem uma grande equipe de trabalho em função das novas demandas sociais. Espero que o TRT8, sob a minha presidência, forme uma grande equipe de trabalho. O que é mais importante numa sociedade e nas organizações são as pessoas", disse a presidente.

A presidente também falou sobre as dificuldades orçamentárias e afirmou que o tribunal está aberto ao diálogo para estabelecer parcerias com outras instituições. A desembargadora também disse que pretende desenvolver uma série de ações com o objetivo de construir um lugar melhor para todos desempenharem as suas funções e que visitará as Varas do Trabalho para poder implementar essas ações.

O Diretor da EJUD, desembargador Luis Ribeiro, apresentou um balanço positivo da atuação da Escola Judicial do TRT8 em 2018. "Realizamos 10 eventos presenciais, totalizando mais de 170 horas aulas. No ensino a distância, foram 8 cursos com 78 horas aula de capacitação. A EJUD também proporcionou a participação de magistrados em 8 cursos externos presenciais e apoiou a Escola Nacional da Magistratura Trabalhista em todos os cursos de formação continuada realizados ao longo do ano". O diretor da EJUD destacou ainda a pesquisa de opinião que está em curso com os magistrados e também apresentou um planejamento das ações da escola para este ano com destaque para a implementação das metodologia ativas, cursos e capacitações.

A solenidade contou com a participação de magistrados, servidores, estagiários, e terceirizados e representantes de instituições públicas como Marinha e Polícia Rodoviária Federal.

Veja as fotos no Flickr do Tribunal.