TRT8 realiza seminário na Escola Salesiana do Trabalho

O Seminário foi promovido pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 8ª Região
Seminário realizado no auditório da Escola Salesiana do Trabalho
Legenda da Imagem — Foto: ASCOM8

As desembargadoras e juízas que integram a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8 participaram, na manhã de quinta-feira(31), da abertura do ano letivo da Escola Salesiana do Trabalho, que oferta cursos profissionalizantes  e atende mais de 5 mil estudantes em vulnerabilidade social.

A desembargadora Zuíla Dutra, a desembargadora aposentada Odete Alves a juíza Vanilza Malcher ministraram palestras sobre o enfrentamento ao trabalho de crianças e adolescentes, mostraram os direitos trabalhistas previstos em lei e a regulamentação que existe em torno do trabalho de jovens por meio de programas como Jovem Aprendiz.

As magistradas falaram para uma platéia formada por mil jovens matriculados nos cursos profissionalizantes da Escola Salesiana do Trabalho, localizada no bairro da Pedreira, em Belém.

Em sua apresentação, a Desembargadora Zuíla Dutra  contou que foi trabalhadora infantil e revelou que apenas 3% das crianças e adolescentes conseguem romper com essa realidade e vencer na vida. Ela convidou todos os jovens presentes a se unirem em prol da infância e participar das ações como protagonistas da transformação social para uma vida digna.

Foi a terceira vez que o TRT8  realizou uma ação anual na Escola. A data coincidiu com as comemorações pelo Dia de Dom Bosco, patrono dos salesianos. "Dom Bosco é o padroeiro da juventude e é patrono da Escola Salesiana do Trabalho. Foi um grande inspirador dos jovens na luta para inseri-los numa sociedade digna e feliz. Eu escolhi esse tema da palestra porque entendo que é fundamental nós termos a participação deles porque são o presente que precisa ser vivenciado na sua
plenitude, desenvolvendo suas potencialidades e contagiando outros jovens para que tenhamos um futuro digno."

A desembargadora aposentada Odele Alves explicou, de maneira didática, quais são os direitos do trabalhador previstos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e os pontos polêmicos trazidos com a aprovação da reforma trabalhista.  A magistrada disse que estava muito feliz de falar para uma plateia tão numerosa.

Professores da Universidade da Amazônia (UNAMA), que é parceira do projeto Ninho da Coruja, também participaram do evento. Fábia Jacqueline e Marisa Lima, dos cursos de Pedagogia e Serviço Social, detalharam as profissões, o mercado de trabalho e o ingresso de novos alunos no ensino superior.

A juíza titular da 2ª Vara do Trabalho, Vanilza Malcher, explanou sobre o Projeto "Ninho da Coruja, a Criança e o Adolescente têm Direito de Sonhar", desenvolvido pelo TRT8 em parceria com a Escola de Samba da Matinha que leva ações de cidadania e conscientização sobre o trabalho infantil para a comunidade do bairro de Fátima, em Belém.

A magistrada explicou como a Escola de Samba desfilará no dia 23 de fevereiro durante o Desfile Oficial do Carnaval de Belém, mostrou algumas fantasias das alas e apresentou o samba-enredo, composto por ela e carnavalescos da Matinha.

Ao final, todos os jovens receberam uma ventarola com a letra do samba e cantaram junto com o padre Francisco Sadeck, diretor da Escola Salesiana do Trabalho, a música que retrata as formas de exploração da mão de obra infantil e a dura realidade de crianças e adolescentes no Brasil. "Para nós esta parceria é tão importante para a atividade e ação transformadora da vida dos jovens. Esta parceria que nos traz benefícios de apoio, incentivo, orientação e sobretudo mostra aos jovens seus valores e sua capacidade. Nestes encontros formativos eles aprendem para o resto da vida", declarou o padre.

Veja mais fotos no flickr.