Varas do Trabalho da 8ª Região são destaques no iGest e estão entre as melhores do Brasil

17 entre as 50 melhores varas do trabalho no Brasil são do TRT8.
arte divulgando os bons resultados do TRT8 no igest
Arte- Tais Machado- ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região comemora o excelente desempenho alcançado no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (iGest). 17 entre as 50 melhores varas do trabalho no Brasil são do TRT 8. Isso representa 34% deste grupo. Sendo que 6 VTs do TRT8 estão entre as 10 melhores do País.

O resultado final do iGest durante o exercício de 2018 foi divulgado este mês pela Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho, Entre as 10 melhores Varas do Trabalho dessa lista do iGest, 4 estão localizadas em Belém do Pará. São elas: a 7ª VT de Belém, a 8ª VT de Belém, a 17ª VT de Belém e a 19ª VT de Belém. Destas, a 17ª  VT de Belém foi considerada a melhor do país na prmeira medição realizada pelo iGest em 2017. Além das quatro VTs da capital, também ficaram bem posicionadas no ranking TOP 10 a 1ª Vara do Trabalho de São Felix do Xingu, no sul  do Pará, e a 5ª Vara do Trabalho de Macapá, no estado do Amapá.

Os itens analisados pelo iGest que fizeram com que as Varas do Trabalho da Oitava Região se destacassem foram a taxa de congestionamento,que mede a redução no número de processos acumulados de um período a outro; a celeridade que é o prazo médio em que os processos são resolvidos em cada uma das fases dos processos trabalhistas; e o acervo, relativo aos processos pendentes de julgamento nas três fases processuais.No ano de 2017 , o TRT8 tinha 16 Varas entre as 100 melhores do país e 3 entre as 10 melhores. Em 2018, a 8ª Região possuía 4 varas entre as 10 melhores do país no iGest, um desempenho considerado muito bom para o TRT8.

Indicadores de gestão 

Criado pela Corregedoria-Geral, o iGest analisa 7 meso indicadores, 13 indicadores e o desempenho das Varas do Trabalho em indicadores como acervo, produtividade, força de trabalho e celeridade. É medido de acordo com as 17 variáveis que envolvem esses indicadores.

A melhora se deve em função do desenvolvimento do IGest dentro do Hórus. O módulo foi desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão Estratégica, a pedido da Corregedoria.

O Hórus é a ferramenta que permite que magistrados e servidores acompanhem o desempenho das Varas do Trabalho. Com o IGest integrado a ele, torna-se mais fácil identificar os pontos possíveis de melhora no desempenho das Varas do Trabalho. 

O resultado do IGEST vai de 0 a 1 e quanto mais se aproxima de zero, melhor é o seu desempenho. O IGest é calculado com base nos resultados dos últimos 3 meses à extração dos dados fornecidos ao E-Gestão, e leva em consideração as metas do poder judiciário, entre elas a de assegurar a celeridade, a produtividade, estimular a conciliação e as soluções alternativas de conflito e impulsionar as execuções trabalhistas e fiscais.

Veja aqui a classificação do TRT8 no ranking nacional.

Veja aqui a classificação regional.