Área de TI da JT8 realiza treinamento de magistrados e servidores que vão atuar em audiências telepresenciais
A Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) tem realizado reuniões para apresentar a ferramenta Google Meet para os servidores que estão em regime de trabalho remoto em função da pandemia da Covid-19.
Por ser uma ferramenta baseada na nuvem, o Google Meet oferece grande mobilidade pois pode ser acessado do celular e possibilita reuniões de até 250 pessoas em uma videoconferência.
A ferramenta já está sendo usada pela Oitava Região para a realização de reuniões de gestão, audiências por videoconferências e sessões on line de julgamento no segundo grau.
Na semana passada, os técnicos da SETIN realizaram 3 reuniões para orientar magistrados e servidores sobre como a tecnologia é a grande aliada do Tribunal para que o Judiciário Trabalhista continue em atividade e promovendo até as audiências virtuais.
A primeira reunião ocorreu às 9h com os servidores e magistrados do Centro de Mediação e Solução de Conflitos (CEJUSC) e com os servidores da Vice-Presidência. Uma hora depois, às 10h, foi a vez dos secretários de audiência de todas as Varas do Trabalho da 8 Região receberem o treinamento. A última reunião aconteceu às 14h e reuniu juízes do trabalho que atuam no Pará e Amapá.
A reunião foi conduzida pelo Diretor da SETIN, Marco Aurélio Fidelis Rêgo, com apoio das duas Coordenadoras da Secretaria de Tecnologia da Informação, Gilmara Santos e Monica Guimarães, e contou também com a participação dos servidores da área de TI Paulo Lobato, Thiago Araújo e Ramon Ramos.
Audiências telepresenciais
De acordo com o Ato Conjunto PRESI/CR nº 009/2020, a partir do dia 04 de maio de 2020, as audiências nas unidades judiciárias ou nos CEJUSCs-JT, por meio telepresencial, puderam ser retomadas de forma gradual, com prioridade para os casos envolvendo tutelas de urgência e com cadastro do assunto covid-19, bem como as audiências de conciliação com pedido das partes e, em qualquer fase processual, a critério do juiz. Já os processos com tramitação preferencial retornaram a partir de 11 de maio de 2020 e as audiências iniciais têm prazo para serem retomadas a partir de 18 de maio de 2020 e as audiências unas e de instrução, a partir de 25 de maio de 2020.
Google Meet
É uma plataforma de comunicação lançada em 2013 que conecta pessoas para fazer reuniões online, tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis. Desenvolvida pela Google, a ferramenta é segura, simples e possibilita o envio de mensagens instantâneas e a realização de chat de vídeo, entre outros recursos.