CEJUSC Belém retoma audiências de conciliação telepresenciais

As audiências são feitas em plataforma online de videoconferência, ambiente que permite a fluidez do processo
ARTE com capturas de tela da live das audiências de conciliação virtuais
— Foto: ASCOM8

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da JT8 em Belém, retomou a realização de audiência telepresencial de conciliação e mediação no dia 11/05/2020, solicitada pelas partes do processo. A partir do dia 18/05/2020, as audiências passaram a ser regulares.

Mediante a Recomendação do NUPEMEC nº 01/2020, estabeleceu que neste momento de pandemia, as audiências virtuais no CEJUSC serão meramente de conciliação, sem aplicação das penalidades de arquivamento, revelia, perempção e nem exigência de apresentação de defesa, o mesmo ato ainda dispôs que a presença das partes é facultativa, desde que os advogados possuam procuração com poderes para transacionar.

Para complementar os treinamentos de teletrabalho, a Juíza coordenadora do CEJUSC Erika Bechara conduziu duas reuniões para dar um retorno aos conciliadores sobre a experiência das audiências já realizadas. “As audiências virtuais realizadas até o momento foram muito exitosas, pois alcançamos 100% de acordos e foram muito tranquilas para todos os que participaram (...) Os conciliadores do CEJUSC Belém receberam diversos treinamentos teóricos e prático, pelo que estão aptos para conduzir as sessões de conciliação, contando sempre com a supervisão dos Juízes que atuam no CEJUSC Belém”

Tecnologia

O Google Meet é uma plataforma de comunicação lançada em 2013 que conecta pessoas para fazer reuniões online, tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis. Desenvolvida pela Google, a ferramenta é segura, simples e possibilita o envio de mensagens instantâneas e a realização de chat de vídeo, entre outros recursos.

As audiências são feitas em plataforma online de videoconferência, ambiente que permite a fluidez do processo. “Estamos todos entusiasmados com mais essa possibilidade de realização de audiências e com a contribuição para esse momento de enfrentamento das diversas dificuldades sociais no momento de pandemia”, informa a juíza coordenadora.