Desembargadora e Juíza da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8 receberam Medalha do Mérito do Município de Belém
A desembargadora do Trabalho Maria Zuíla Dutra e a juíza do Trabalho Vanilza Malcher, titular da 2ª Vara do Trabalho de Belém, receberam na noite deste domingo(12/01), a Medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco, a maior honraria do município de Belém.
A entrega da medalha foi um dos eventos que marcaram a programação do aniversário de Belém, que completou 404 anos de fundação nesse domingo. A solenidade de entrega da Medalha do Mérito ocorreu no salão nobre do Hotel Sagres e contemplou 54 pessoas que prestaram relevantes serviços no âmbito de suas atividades ao município de Belém.
Luta contra o trabalho infantil
A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Maria Zuíla Lima Dutra, disse que a homenagem foi uma honra. "Me sinto muito honrada em receber a Medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco, no dia do aniversário de Belém. A felicidade foi ainda maior por recebê-la juntamente com minha amiga/irmã e grande companheira de luta contra o trabalho infantil, no momento em que tocava a música que simboliza a nossa amizade: "amigos para sempre".
A juíza Vanilza Malcher agradeceu pelo reconhecimento do município ao trabalho do TRT8 no combate ao trabalho infantil."O bom do trabalho institucional que desenvolvemos é ver que estamos contribuindo efetivamente para a conscientização sobre os males do trabalho infantil, e o melhor de tudo é saber que temos conosco uma legião de pessoas, nessa caminhada que precisa prosseguir: voluntários, padrinhos-cidadãos, afilhados, parceiros, amigos e familiares, sem os quais nenhum reconhecimento seria possível. Muito obrigada a todos e ao Município de Belém que nos conferiu a honraria".
A desembargadora e a juíza são gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho no Pará e Amapá e desenvolvem ações de cidadania e educação voltadas às crianças e adolescentes com o objetivo de evitar o trabalho precoce dessa parcela da população. Natural de Santarém, no oeste do Pará, Zuíla Dutra vive em Belém há 30 anos e sonha com o fim do trabalho infantil. "Espero um dia que o trabalho infantil esteja apenas no livro de história, como um mal eliminado pela nossa geração ", declarou.
Medalha
A honraria foi criada pelo Decreto Municipal 14.538/ 78, de 1º de agosto de 1978, na gestão do prefeito Ajax Carvalho D'Oliveira, e é destinada a homenagear pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que desenvolveram – ou desenvolvem – trabalhos e ações para o benefício e a valorização da capital paraense e de sua população.
Fundação de Belém - A capital do Pará foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco em 12 de janeiro de 1616.
(com informações da Agência Belém)
Veja mais fotos no flickr