Diagnóstico Institucional 2019 supera ano anterior e mantém avaliação positiva

Na pesquisa de satisfação junto aos usuários, pela primeira vez, todos os indicadores obtiveram avaliação positiva em seus índices.
Arte com o fundo verde, com dois papéis que retratam gráficos e uma lupa sob.
— Foto: ASCOM8

Os resultados do XIII Diagnóstico Institucional da Justiça do Trabalho da 8ª Região, realizado no período de 16 de outubro a 14 de novembro de 2019, estão disponíveis no Portal da JT8. Magistrados e servidores puderam opinar através da Pesquisa de Clima Organizacional. O público externo respondeu à Pesquisa de Satisfação dos Usuários Externos da Justiça do Trabalho da Oitava Região.

Pesquisa

Magistrados e servidores avaliaram alguns indicadores tais como conhecimento do TRT, qualidade, administração, motivação, relacionamento, comunicação e infraestrutura. Enquanto que os indicadores avaliados pelos usuários foram: atendimento, efetividade, infraestrutura e comunicação.

As pesquisas têm o objetivo de avaliar a satisfação dos públicos interno e externo da Justiça do Trabalho da 8ª Região e estão entre os principais instrumentos que subsidiam a administração na priorização de iniciativas e ações estratégicas, visando à implementação de melhorias no ambiente de trabalho e uma melhor prestação de serviços à sociedade.

Resultados

A pesquisa de clima organizacional dos magistrados apresentou índice geral de satisfação no percentual de 63%, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Já a pesquisa realizada entre os servidores registrou positivamente o índice 89,10%. A exemplo do ano anterior, apenas 1 (um) indicador permaneceu com avaliação negativa na pesquisa de clima dos servidores, isto é, dos 39 quesitos da pesquisa, 38 foram avaliados positivamente.

Na pesquisa de satisfação junto aos usuários, pela primeira vez, todos os indicadores obtiveram avaliação positiva em seus índices, sendo que o índice geral de satisfação dos usuários com os serviços prestados no TRT8 foi registrado em 80,43%.

Avaliação do Índice Global do Clima

A Avaliação do Índice Global do Clima da Justiça do Trabalho da 8ª Região, que passou a ser incluída no Diagnóstico Institucional em 2019, trata da análise da avaliação positiva obtida nas pesquisas de clima de magistrados e servidores na série histórica referente a todo o período em que as pesquisas vêm sendo realizadas na Oitava Região Trabalhista (2007-2019). Nesta edição da pesquisa, o índice Global de Clima continuou superando o percentual de 75% de avaliação positiva, conforme gráfico a seguir:

Acesse e veja na íntegra os resultados do Diagnóstico Institucional 2019.