A JT8 comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente lembrando ações que fazem o TRT8 um dos mais sustentáveis do país

Oitava região foi pioneira na implementação de programas ambientais
arte verde e branca escrito "5 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente"
— Foto: TST/ CSJT

No #DiaMundialdoMeioAmbiente, celebrado nesta sexta-feira (5/6), a Justiça do Trabalho da 8ª Região reforça seu papel na promoção de ações que protejam o #meioambiente, o impacto social e a economia.Pioneiro na implementação de programas ambientais, o TRT8 também foi o primeiro Tribunal do país a captar energia solar com a utilização de placas fotovoltaicas no novo prédio do Fórum Trabalhista de Macapá, no estado do Amapá.

Além do uso racional de água e energia, o TRT8 se destaca pelos esforços em reduzir insumos que agridem o meio ambiente, como os copos descartáveis. Em 2019, o consumo total de copos descartáveis reduziu em 32,74%, o consumo de papel também caiu em 27,24% e a energia elétrica teve redução de 8,5% .

A adoção de uma postura sustentável foi o mote de uma campanha realizada ano passado para substituir o uso de copos descartáveis. Foram produzidas canecas em porcelana para café e água. Os Kits foram entregues como brinde de final de ano a todos os servidores e magistrados, as localidades fora de sede, receberam os Kits já neste ano.

Gestão de Resíduos

O TRT8 também realiza a coleta seletiva, tendo destinado quase 17 toneladas de resíduos para as associações de catadores de material reciclável. Na área de TI, o desfazimento correto de material permanente do Tribunal, como computadores e insumos de informática, tem beneficiado instituições públicas de ensino, hospitais, governos e ONGs.

Logística Reversa

No TRT8, os cartuchos de impressoras viram matéria prima reutilizável. É que o Tribunal integra o programa Planeta Lexmark de logística reversa e contribui para o recolhimento de mais de 400 mil toneladas de plástico. A Lexmark recolhe o material e dá destinação adequada aos resíduos. Todos os cartuchos usados no TRT8 que retornam à Lexmark são tratados por uma empresa especializada em gerenciamento ambiental. As carcaças são desmembradas e separadas de acordo com os materiais utilizados em sua fabricação. Plásticos, espumas e metais são reprocessados e convertidos em matérias-primas, que são reutilizadas por outras empresas. Dessa forma, evita-se também o desperdício de petróleo (usado na fabricação dos componentes plásticos dos cartuchos).

Projetos Socioambientais do TRT8

Conheça os principais programas e ações sustentáveis desenvolvidas pela JT8, assistindo ao vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social (ASCOM8) e visitando nossa página no Portal. https://www.trt8.jus.br/sustentabilidade

Confira o vídeo

Balanço Socioambiental

O TRT8 ficou em décimo primeiro lugar entre os Tribunais Trabalhistas do Brasil no 4º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento apresenta os resultados do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) por segmento de justiça. Em 2017, o TRT8 tinha 53,1% e em 2019 o índice ficou em 59,9%, uma variação positiva de 6,8 p.p no IDS.