JT8 disponibiliza nova versão do Pje
O Processo Judicial Eletrônico (Pje) será atualizado para a versão 2.5.8 no dia 06 de setembro, às 23h59. A partir da próxima segunda-feira (07), a nova versão do sistema estará disponível para os usuários.
A principal inovação trazida pela versão 2.5.8 é o julgamento parcial de mérito no 1º Grau de jurisdição, que não existia no âmbito da 8ª Região.
Para facilitar sua utilização, a Secretaria de Tecnologia de Informação do Tribunal em conjunto com o Comitê de Governança de TI compartilhará um Manual elaborado pelo TRT 1ª região (RJ) com a nova versão do sistema e um vídeo no canal do TRT8 no You Tube mostrando o passo a passo com a principal mudança trazida pela atualização que é o Julgamento Parcial do 1º grau.
Essa mudança específica para a 8ª Região, que impacta o julgamento parcial de mérito em processos tramitados no âmbito do 1º grau, não existia mas foi contemplada pela nova versão do sistema.
Agora, se o juiz quiser subir o recurso de situação parcial do processo ele não precisa remeter todo o processo para o 2º grau. “O processo pode ser autuado e subir para o desembargo, somente a parte que foi julgada e se foi interposto recurso ordinário, recurso para o 2º grau, se houver todas as condições ele sobe”, explica Édme dos Santos Tavares Júnior, chefe do Núcleo de Apoio ao Pje.
O julgamento parcial do 1º Grau é o primeiro item do Manual. De acordo com o servidor, o objetivo da atualização é melhorar o sistema, corrigindo erros da versão anterior. “O processo não ficará sobrestado. A mudança veio para facilitar, evitar que o processo fique parado totalmente. Somente uma parte ficará parada , onde houve sobrestamento, e prosseguirá o que não tiver sobrestado”.
Além da inclusão do julgamento parcial, a versão 2.5.8 traz ajustes na consulta processual, nas pautas de audiência, no quadro de recursos, entre outras mudanças que podem ser dirimidas consultando o Manual.
Serviço: