Justiça do Trabalho da 8ª Região realiza a primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2020
Com participação de gestores da alta administração do Tribunal, a reunião foi realizada no auditório da Escola de Capacitação de Servidores (ECAISS) e aberta pela presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal.
Antes da apresentação dos dados da gestão, o coordenador de saúde do TRT8, médico Steven Pinheiro, explicou sobre a necessidade de redobrar os cuidados com a higiene para prevenir a infecção pelo coronavírus, considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde. Ele deu orientações básicas para prevenir o Covid-19 e alertou servidores que estão com viagem marcada para o exterior.
Após os alertas da Coordenadoria de Saúde (Codsa), o coordenador de Gestão Estratégica, Rodopiano Neto, apresentou o Relatório Anual de Desempenho com os resultados dos indicadores, metas e iniciativas do Planejamento Estratégico Institucional referente ao exercício 2019. Neto destacou a elaboração do relatório de prestação de contas para o TCU , em formato de relato integrado, que está em fase de finalização e onde são demonstradas as despesas, a força de trabalho e os resultados da gestão. Citou o número de 51.115 processos novos que ingressaram nas Varas do Trabalho no Pará e Amapá e 16.782, no 2º Grau. O coordenador também destacou o bom desempenho das Varas do Trabalho da 8ª Região, que ficaram entre as melhores do país.
"Em 2019, o TRT8 manteve os bons resultados que vêm sendo sucessivamente alcançados desde a edição do seu Planejamento Estratégico. No cenário nacional, merecem destaque o cumprimento de 100% das 6 Metas do Poder Judiciário e das 13 Metas da Justiça do Trabalho. Além disso, alcançamos o segundo maior índice de conciliação, com 51,11%; o segundo menor tempo médio de duração do processo na fase de conhecimento (1ª Instância), com 95 dias e o terceiro maior número de ações coletivas julgadas no 2º Grau. Destacam-se, ainda, o 1º lugar no ranking nacional de sentenças líquidas, com 92,2% e o fato de termos 36 das 56 Varas do Trabalho da 8ª Região classificadas entre as 25% melhores no Índice de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho - IGEST, dentre outros importantes resultados", detalhou o coordenador.
O chefe da Seção Socioambiental Danilo Barbosa fez a apresentação do relatório de desempenho sustentável do Plano de Logística Sustentável do TRT8. Foi a primeira vez que a Seção Socioambiental mostrou os resultados das iniciativas sustentáveis durante uma reunião estratégica. O documento faz um levantamento das ações implementadas pelo Programa TRT8 Sustentável, iniciativa estratégica desenvolvida com o objetivo de reduzir o consumo de insumos que impactam o meio ambiente, como papel e copos descartáveis.
O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Rego, apresentou o Banco de Boas Práticas, iniciativa cujo o pontapé inicial foi dado com o encaminhamento de um formulário que deverá ser preenchido pelas unidades com a finalidade de compartilhar ações, projetos e programas desenvolvidas pelos setores.
A Corregedoria Regional, que desenvolve um modelo de Correição Integrada no TRT8 com apoio da COGES e outras unidade estratégicas, fez apresentação do Banco de Perícias, iniciativa responsável por compartilhar boas práticas nessa área. A apresentação foi feita pelo servidor Sandro Gama Alves, secretário da Corregedoria.
Reunião de Análise da Estratégica (RAE)
A RAE tem como principal objetivo acompanhar a implementação da estratégia através do monitoramento dos indicadores, metas e iniciativas constantes do Planejamento Estratégico Institucional, aprovado pela Resolução nº 13/2014, do TRT da 8ª Região. São realizadas a cada três meses, com a participação dos membros do Sistema de Gestão do Planejamento Estratégico Institucional, designados pela Portaria GP nº 520/2014, alterada pela Portaria GP nº 367/2017.
As atas e os respectivos relatórios de acompanhamento estão disponíveis em https://www.trt8.jus.br/gestao-estrategica/sistema-de-gestao
Veja fotos no Flickr