Temas em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU são discutidos em seminário virtual na JT8
O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região promoveu na tarde da última terça-feira (22), através do Programa Trabalho Seguro, o Webinar "Agenda 2030: A promoção do crescimento econômico, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente na região amazônica". O evento seguiu o modelo de live e foi transmitido ao vivo pelo canal da JT8 no YouTube.
O webinar abordou temas voltados para o cumprimento da meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltada para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para a implantação do trabalho decente e seguro na região amazônica.
O Seminário foi aberto a servidores, advogados, integrantes do Ministério Público estudantes, entre outros. Além disso, contou com quatro palestras, de dois desembargadores e dois juízes, que atuam na Oitava Região.
Abertura
O seminário virtual foi aberto pelo desembargador decano Vicente José Malheiros da Fonseca, na ocasião, no exercício da vice-presidência do Tribunal. O magistrado deu início ao evento cumprimentando os colegas de trabalho, incluindo os que posteriormente palestraram, e também o público em geral presente.
Por fim, o desembargador declarou o evento aberto após desejar sucesso às apresentações dos colegas e, também, saúde à presidente do TRT8 que está de licença médica no momento.
Palestras
A primeira palestra foi conduzida pelo desembargador Georgenor de Souza Franco Filho, que comentou as expectativas acerca da Agenda 2030 para o trabalho. O magistrado destacou a dificuldade do alcance das metas estabelecidas, como a erradicação da pobreza extrema e trabalho decente para homens e mulheres, que agora se tornou ainda mais difícil em virtude do novo Coronavírus.
Durante a segunda apresentação da tarde, a desembargadora Suzy Elizabeth Cavalcante Koury abordou o objetivo 8 da Agenda 2030, relacionado ao emprego e crescimento econômico e também citou os parâmetros estabelecidos pelo CNJ para o atingimento da meta 9, em relação à participação dos tribunais.
O gestor regional suplente do Programa Trabalho Seguro, juiz Raimundo Itamar Lemos Fernandes Junior, apresentou na terceira palestra a sucessão de cúpulas da ONU que tratam do desenvolvimento, agora sustentável, ligadas ao surgimento da agenda 2030. O magistrado citou também a importância e o destaque dados ao longo do tempo para o meio ambiente.
Já na quarta e última apresentação, o juiz do trabalho Ney Stany Morais Maranhão mencionou a falta de integração do meio ambiente de trabalho com o direito ambiental, ou seja, a dificuldade de entendimento do meio ambiente de trabalho como parte do direito ambiental. O magistrado destacou, ainda, a importância da intervenção humana para a qualidade ambiental.
Encerramento
Antes de encerrar o evento, o desembargador decano comentou o Plano de Ação apresentado ao CNJ pelo TRT8, uma das ações para o atingimento da meta 9. O magistrado elogiou o trabalho de todos os envolvidos na criação do plano e também na realização do webinar.