TRT8 promove Live sobre teletrabalho durante a pandemia do novo coronavírus

Evento será transmitido pelo canal do TRT8 no YouTube.
arte: Em fundo azul, sequência de foto dos 3 participantes da Live.
— Foto: ASCOM8

A psicóloga do TRT8, Úrsula Custódio, será a mediadora da Live "TELETRABALHO NA PANDEMIA: PROMOVENDO A SAÚDE MENTAL E ORGANIZACIONAL" que a Justiça do Trabalho da 8ª Região promove na próxima quinta-feira (25/06), às 10 horas.

Idealizada pela Comissão de Teletrabalho do TRT8, a discussão sobre o tema ao vivo pela internet vai reunir dois convidados, o psicólogo e servidor do Tribunal Regional Federal 2, Bruno Farah e a professora doutora da Universidade de Brasília (UNB) ,Gardênia Abbad, uma estudiosa do tema e que coordena grupos de pesquisa sobre o teletrabalho tanto no setor público quanto privado.

O psicólogo Bruno Farah já contribuiu com as ações que possibilitaram a implantação do Projeto Teletrabalho Estruturado no âmbito do TRT8. Em 2017, ele participou do programa de combate ao estresse realizado pelo Tribunal com o objetivo de verificar como os servidores enfrentavam situações de estresse e o incentivo ao teletrabalho estruturado.

De acordo com Úrsula Custódio, a pandemia do novo coronavírus acabou obrigando muitos servidores a atuarem remotamente sem que pudessem se adaptar a essa novo regime de trabalho. "Nós entendemos que este momento é atípico porque muitas pessoas tiveram que aderir ao teletrabalho e não tiveram a oportunidade de estruturá-lo. Sabemos que isso teve impacto para a saúde física e emocional de todo mundo. Estar realizando o teletrabalho em meio a pandemia traz inúmeras repercussões para a vida", explica a servidora.

A psicóloga considera imprescindível falar sobre doenças mentais em tempos de isolamento social quando milhares de trabalhadores estão em casa gerenciando diversas rotinas. A proposta da Live é refletir sobre esse momento. "A ideia é fazer interseção das falas do teletrabalho e da saúde mental, trazer reflexões, pensar os desafios e estratégias para lidar com tudo isso nesse momento. A proposta é que seja interativa , que seja um bate-papo. Eu vou estar mediando, colocando questões dos servidores para encontrar soluções e amenizar as situações para que juntos possamos passar para o retorno presencial quando chegar esse momento".

No bate-papo virtual, a psicóloga explica que os servidores vão poder interagir sobre questões fundamentais para o futuro do trabalho. "Debater o que seria a proposta do teletrabalho como estamos vivendo agora e as perspectivas de futuro para esse regime de trabalho, tentando entender quais as maiores necessidades de gestores e servidores, do suporte que estão necessitando, quais as habilidades que estão sendo demandadas nesse momento e quais os riscos psicossociais envolvidos no trabalho e nessa invasão que teve do trabalho na vida das pessoas".

 

Serviço:

LIVE: " TELETRABALHO NA PANDEMIA: PROMOVENDO A SAÚDE MENTAL E ORGANIZACIONAL".

Data: 25 de junho de 2020

Horário: 10h às 12h

Canal do Youtube ASCOM - TRT8