Varas do Trabalho da Oitava Região permanecem entre as melhores do país no Índice Nacional de Gestão do Desempenho

Levantamento aponta que a Justiça do Trabalho da 8ª Região tem 36 varas entre as 25 melhores do país
arte em azul com dados sobre as colocação das varas no resultado do Índice Nacional de Gestão
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região permanece como destaque no resultado do Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (iGest), divulgado pela Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (CGJT).

Em 2019, das 56 Varas do Trabalho existentes no Pará e Amapá 36 ficaram entre as 25% melhores do país. A Corregedoria-Geral avaliou os resultados de 1.567 Varas do Trabalho de todos os Tribunais Regionais do Trabalho no país.

Segundo o coordenador de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho da 8ª Região (COGES), Rodopiano Neto, os resultados indicam o forte comprometimento dos magistrados e servidores da TRT8 com a efetiva entrega da prestação jurisdicional. “Alguns projetos estratégicos têm contribuído para a manutenção desses excelentes resultados, como as Correições Integradas, os Planos de Contribuição das Varas do Trabalho, o Teletrabalho Estruturado e o Sistema Hórus, com destaque para o módulo do IGEST, desenvolvido pela COGES".

O IGEST vem se consolidando como uma importante ferramenta gerencial de apoio às correições. O chefe da Seção de Projetos da COGES, Luiz Carlos Damascena, destaca o desenvolvimento do módulo "IGEST Ação", do Sistema Hórus, que lista os processos que impactam em cada indicador do IGEST. Dessa forma, a unidade pode atuar diretamente nesses processos e, por conseguinte, melhorar os seus resultados. “Outra novidade é o aprimoramento do Sistema de Atas de Correição, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) em parceria com a Corregedoria Regional e a COGES. A Ata de Correição passará a apresentar os resultados do IGEST da Vara: a) no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (56 Varas); b) por faixa de casos novos de acordo com os critérios estabelecidos na Resolução CSJT nº 63/2010; e c) por município sede de Vara.”  

iGest
O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho no País. O índice apresenta um referencial numérico que sintetiza os mesoindicadores: Acervo, Celeridade, Produtividade, Taxa de Congestionamento e Força de Trabalho, adotados em consonância com os objetivos judiciários estabelecidos no Plano Estratégico da Justiça do Trabalho entre 2015-2020.

Confira aqui os resultados no Pará e Amapá e Nacional