Audiências virtuais do TRT 8 chegam a ter mais de 20 mil participantes mensalmente

Com o uso da ferramenta Zoom, o acesso à Justiça do Trabalho foi ainda mais ampliada
Imagem mostrando audiência virtual na Vara de Belém sendo secretariado pelo servidor do TRT8
— Foto: ASCOM8

Com a pandemia do Covid-19, os atos processuais e sessões de julgamento foram adequados para que a Justiça do Trabalho em todo o país não parasse suas atividades. Por esse motivo, um Ato Conjunto do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho determinou a utilização da ferramenta tecnológica Zoom para a realização das atividades jurídicas. O TRT 8 vem realizando sessões plenárias, de julgamento e audiências pela plataforma com saldos positivos.

Segundo dados fornecidos pela SETIN, no mês de maio deste ano, quando se tornou obrigatório o uso da ferramenta Zoom, foram registradas 1.650 reuniões com a participação de 5.788 participantes, de diversos países como: Brasil, EUA, Japão, Alemanha e Reino Unido.

Gilmara Santos, coordenadora de infraestrutura e suporte da SETIN, afirma que "em junho o número foi ainda maior de reuniões on-line realizadas. Foram 3.095 reuniões e nós atingimos um público de 20.922 pessoas participando de atos processuais, audiências e sessões de julgamentos. A plataforma Zoom, com a questão da audiência digital, ampliou o acesso à Justiça, podemos até comprovar pelo local de participação nas audiências virtuais. Em junho, tivemos participantes de Portugal, Alemanha, Martinica, Guiana Francesa, Bélgica, Espanha entre outros. Este nosso participante pode ser desde do nosso público interno, como secretário de audiências, magistrados e o público externo, como advogados e testemunhas", finaliza.