Campanha Janeiro Branco – Saúde mental o ano inteiro!

Em 2021, a campanha do Janeiro Branco tem como tema “Todo Cuidado Conta”
Arte nos tons azul e branco, com a imagem do perfil do rosto de uma mulher no lado direito. Logo da JT8 e informações do texto.
— Foto: ASCOM8

Neste ano de 2021, a campanha do Janeiro Branco tem como tema “Todo Cuidado Conta”, porque, onde há gente, há necessidade de cuidados com a SAÚDE MENTAL! Para quem ainda não conhece esse movimento, é importante saber que surgiu em 2014, com o objetivo de conscientizar acerca da importância da promoção e proteção da saúde mental. O período em que acontece a campanha – Janeiro - é estratégico por ser justamente no início de ano, momento em que muitos param para avaliar e planejar o que desejam para o novo ciclo que inicia.

Muitas pessoas mentalizam e proferem votos de “paz e saúde” nos rituais de passagem de ano. Em 2020 esse foi o maior desejo de todos, e com certeza não foi diferente na passagem para 2021: o mundo clamava por saúde. Refletir sobre a importância da saúde em nossas vidas carrega consigo a compreensão da preciosidade que é essa dimensão da saúde, a emocional - um bem que muitos descobrem a importância somente em momentos trágicos ou penosos.

Percebemos, então, como nos é caro o equilíbrio das emoções e relações que temos em nossas vidas, seja no trabalho, na família, na forma que nos apresentamos ao mundo, enquanto seres de realizações com sentido.

A campanha do Janeiro Branco é um motivo para divulgarmos em nossa instituição essa temática, mas não podemos deixar de contextualizá-la no momento histórico da pandemia que passamos. O mundo inteiro vivencia tempos de luta contra o Coronavírus, e toda a catástrofe que ele arrasta consigo: famílias em luto, profissionais esgotados, economia abalada e todos com desejo uníssono para que tudo passe, que a vida volte “ao normal.” Muitos já devem ter escutado questionamentos sobre o que seria esse “normal” ou “novo normal”, mas, se pararmos para avaliar nossa vida antes, o que tinha de tão normal que desejamos tanto voltar ao que já não temos mais?

É momento de refletir:

Como quero viver minha vida e o que de verdade é importante para mim?

O que meu corpo e minha mente pedem de cuidado, que não tenho escutado?

Estou feliz em minhas relações? Estão saudáveis?

Estou conseguindo fazer do meu trabalho um espaço de realização pessoal, dando também um retorno à sociedade?

São alguns questionamentos, por vezes angustiantes de se fazer, mas tão necessários para cuidar da tão falada SAÚDE MENTAL. Não há fórmula milagrosa que venha transformar nossas vidas do dia para a noite. O que existe são pequenos passos, às vezes trôpegos, mas num caminho contínuo, de introspecção, cuidados e mudanças necessárias.

Vamos refletir sobre isso? Este é o convite que fazemos no Janeiro Branco.