Campanha “Têm Crianças Precisando de Nós” chega ao fim com milhares de estudantes beneficiados
Um total de 73.342 mil alunos de 120 escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino foram beneficiados pela campanha “TÊM CRIANÇAS PRECISANDO DE NÓS!” que encerrou nesta quinta-feira, 15/04.
Organizada pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8 em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT8) e o Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho Adolescente (FPETITA), a campanha mobilizou a sociedade para a doação de resmas de papel A4 para que fossem confeccionadas as atividades escolares dos alunos impactados com a pandemia que modificou a rotina escolar.
Em um mês de campanha, foram arrecadadas 4.720 resmas de papel A4, cumprindo assim o principal objetivo da mobilização, que foi diminuir os efeitos da exclusão digital, tendo em vista que, muitos dos alunos não possuem condições mínimas para acesso às atividades e aulas ministradas em ambiente virtual, como computadores e até mesmo conexão à internet.
No penúltimo dia, a campanha foi além dos grandes centros urbanos. Escolas municipais localizadas em comunidades ribeirinhas, quilombolas e camponesas das ilhas do Combú e Mosqueiro foram contempladas pelas doações. O transporte das arrecadações, por meio do acesso através de vias terrestres e fluviais, contou com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros/Defesa Civil, respectivamente.
Além de novas doações e entregas realizadas, mães e pais foram às escolas receber as atividades impressas. Em mosqueiro, distrito de Belém, o estudante Jedson Danilo, de 10 anos, agradeceu as doações para a campanha.
Na Ilha, 9 escolas camponesas, ribeirinhas e quilombolas foram contempladas pela campanha beneficiando um total de 1.019 alunos. A coordenadora de educação do campo, das águas e das florestas da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Valéria Lopes, participou diretamente da ação fazendo a entrega das doações, na companhia da madrinha-cicadã Leide Daiana Santos.
O conselheiro tutelar Walcircley Alcantara também representou a Comissão nas doações. O voluntário e padrinho cidadão de projetos realizados pela Justiça do Trabalho, emocionou-se ao participar da entrega de resmas de papel nas escolas ribeirinhas. “Muitas vezes, na dificuldade, eu atravessei o rio para estudar, jamais imaginaria chegar tão longe. Viva as crianças e adolescentes do nosso Brasil, especialmente as paraenses!”
A desembargadora Zuila Dutra, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT8, comemorou o resultado da campanha. “Acompanhar o resultado da nossa Campanha nos enche de alegria e estímulo para prosseguir na luta pela proteção integral de crianças e adolescentes!”
Campanha
A campanha iniciou no dia 15 de março e contou com a adesão de instituições parceiras e de artistas como a atriz Dira Paes, as cantoras Lia Sophia e Alba Mariah, além do músico Salomão Habib, que compôs o jingle da campanha, cuja letra tem a autoria da Juíza Vanilza Malcher. A quantidade de resmas que cada escola recebeu foi proporcional à quantidade de alunos matriculados. Houve postos de coletas presenciais e compras diretas de resmas de papel por meio de três fornecedores oficiais da ação. “Foi um mês de muita dedicação, amor, doação, solidariedade e grandes emoções, por poder colaborar de alguma forma com a continuidade dos estudos de alunos de escolas públicas, neste período de pandemia, especialmente dos excluídos digitalmente”, disse a juíza Vanilza Malcher, que coordenou a ação pelo TRT8.