Com o tema "Perdas e Recomeços" TRT8 participa da Primavera Regional de Museus

A exposição faz parte da programação realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
"Perdas e Recomeços"
— Foto: ASCOM8

Na manhã desta segunda-feira, 27, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região deu início à sua 12ª participação na Primavera Regional de Museus. O evento é realizado em todo país, a iniciativa é do  Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que celebra este ano sua 15ª edição, tendo como intuito fomentar o acesso à arte aos cidadãos. A exposição está montada no hall de entrada do prédio sede do regional. Painéis com fotos retratam as perdas vivenciadas durante a pandemia ocasionada pela Covid-19, além de todo processo de reconstrução ao longo da crise sanitária e humanitária. 

Em entrevista concedida, a desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, curadora do Memorial do TRT8, falou sobre a importância da arte, sobretudo neste período em que a sociedade vem se readaptando e vivendo seu "novo normal", cercado de cuidados e medidas direcionadas à saúde. "Essa é uma grande oportunidade de valorizar e promover os museus que ficaram durante todo esse tempo fechados. Perdemos muitas pessoas e também o contato com a arte. E nossa maior expectativa, neste momento, é fazer com que o público volte a frequentar esses espaços. Nós temos um público cativo formado por estudantes das proximidades, magistrados, servidores e a sociedade de um modo geral. Aqui estamos retratando o nosso recomeço de vida, cultura social, trabalhista e paraense".

A programação da "Primavera dos Museus" segue até quinta-feira, 30, e também pode ser vista de forma virtual, acessando o site do regional clicando na aba memorial, em seguida, passeio virtual.