Confira a nova página de estatística do Portal do TRT da 8ª Região

Página contém informações sobre resultados das práticas visando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Foto da página de Estatística do TRT8
— Foto: ASCOM8

Já está disponível, no Portal do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a nova página de estatísticas processuais do TRT8. Os painéis foram obtidos a partir de análises de dados do biênio 2020-2021, e tratados pela equipe da Coordenadoria de Gestão Estratégica (COGES). Estes dados são fundamentais para a análise evolutiva da produtividade da Justiça do Trabalho da 8ª Região e para o conhecimento de toda a sociedade, dando mais transparência às funções da JT8. Clique aqui para acessar à nova página.

 

De acordo com o Chefe da Seção de Riscos do Tribunal, Alberto Allan Rodrigues, a importância da devida divulgação destes números se dá na “busca pelo alinhamento ao objetivo estratégico de garantir a duração razoável do processo visando a meta de alcançar, anualmente, 100% do Índice de Processos Julgados, até dezembro de 2026”

 

 A atualização da página também atende à Resolução CNJ nº 333/2020, que determinou a inclusão da área de estatística na página principal dos sites de todos os órgãos do Poder Judiciário, reunindo dados abertos, painéis de Business Intelligence (BI) e Relatórios Estatísticos referentes à atividade-fim do Judiciário. Os números são provenientes dos relatórios de Estatísticas Processuais do Portal do Conselho Nacional de Justiça - CNJ (disponível em https://www.cnj.jus.br/pesquisas-judiciarias/justica-em-numeros/).

 

A página já existia antes, mas a grande diferença ocorreu no seu visual, pois as informações textuais foram substituídas por dashboards criados com a utilização de uma ferramenta de Business Intelligence, que contribui para o acompanhamento e exibição de indicadores chaves, métricas e dados específicos do exercício da atividade judiciária. 

 

Os resultados alcançados são práticas associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) números 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e 17 (Parcerias em Prol das Metas). Segundo Alberto, “o monitoramento, acompanhamento, revisão e atualização regulares do progresso alcançado na implementação dos objetivos e metas estratégicas, refletem em uma melhor responsabilização e concentração de esforços para a implementação dos ODS no TRT8, tomando como base dados mensuráveis, confiáveis, acessíveis e atualizados”.

 

A página pode ser acessada por meio da janela Transparência > Produção de Magistrados > Relatórios de Estatísticas Processuais; no botão “Estatísticas”, localizado na parte inferior do Portal; ou ainda no link https://www.trt8.jus.br/estatisticas-processuais.