Coordenador da CODSA adverte: "Vacina é o tratamento mais eficaz contra o Covid 19!"

Todas as medidas sanitárias de prevenção devem ser reforçadas até que grande parte da população esteja imunizada
Arte que fala da prevenção do Covid 19
— Foto: ASCOM8

 

"O único tratamento eficaz para nós combatermos essa terrível pandemia é a vacina. Por meio dela podemos diminuir o número de morte, diminuir o número de internações e contaminações. A vacina salva sim, e é o tratamento que existe para acabar com o covid 19", a afirmação é do coordenador da Coordenadoria de Saúde do TRT8, médico Steven Pinheiro.

Em que pese a redução de ocupação dos leitos de UTI, sinalizado pelos governos, o índice de contaminação ainda é bastante alto e pede uma atenção constante para a observação do protocolo de segurança para evitar a proliferação do vírus. O aumento do número de vacinação, com o alcance da população mais jovem, é um fator positivo, mas não deve ser motivo para redução dos cuidados, especialmente o de uso de máscaras, que reduzem a possibilidade de contaminação.

É fundamental que toda a população esteja atenta à importância da imunização contra o Covid-19 e não deixe de procurar os postos de vacinação disponíveis na capital e no interior. No caso de Belém, a partir desta sexta-feira 02), as pessoas que nasceram no ano de 1985 e 1986 poderão tomar a primeira dose da vacina na capital paraense em 25 locais de vacinação disponíveis.

O cronograma das Secretarias de Saúde seguem de acordo com a reposição das vacinas garantidas pelo Ministério da Saúde. O médico Steven Pinheiro afirma que a população não deve perder a oportunidade de tomar a vacina. "Não escolha vacina. A primeira vacina que chegar no seu braço é a melhor vacina de todas. é segura. As vacinas foram aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes. O mais importante é nós conseguirmos que a maior parte da população seja vacinada o mais rápido possível. Com isso você evita que mais variantes apareçam, como essa variante delta que apareceu na Índia", observa.

Confira o vídeo do médico Steven Pinheiro sobre a Segunda dose da vacina. 

Ele alerta ainda que todos os estudos demonstram a eficácia da vacina após a aplicação da segunda dose. "Todos os estudos demonstram, excetuando a vacina da Janssen, que é dose única, que a eficácia das vacinas ocorrem após 15 dias de ter tomado a segunda dose. Então, se você fez a primeira vacina, você precisa fazer a segunda, Muitas pessoas estão com receio de tomar a segunda dose, porquê tiveram efeitos colaterais. Esses efeitos são transitórios e podem ser resolvidos. Na segunda dose os efeitos colaterais serão menos intensos", afirma.

Confira o vídeo do médico Steven Pinheiro sobre o uso de Máscara em locais públicos 

O médico Steven Pinheiro pontua que a máscara, o distanciamento social e o uso do álcool gel são fundamentais para a prevenção da doença. "Lembre-se que temos um percentual pequeno de pessoas vacinadas. A literatura mostra que é necessário que pelo menos 70% das pessoas estejam vacinadas, para que você possa relaxar um pouco nas medidas. Você precisa seguir os protocolos. Nós, colegas do Tribunal, por favor insistam no uso da máscara, a gente não pode abrir mão dela", finaliza.